Guerra no vale: coletivos LGBT criticam Karol, Lumena e Pocah

Haverá até processo judicial. Duas são bissexuais e uma é lésbica

Publicado em 07/02/2021
karol conká lumena pocah
Maior entidade ativista mostra decepção por ataques terem vindo de mulheres bissexuais e lésbica

O vale está em guerra interna! Entidades LGBT divulgam notas e até anunciam processo judicial contra Pocah e Karol Conká, que são bissexuais, e Lumena, que é lésbica, por causa da discriminação delas contra Lucas Penteado, após o ex-participante assumir gostar de mulheres e homens. 

Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook

O estopim para o episódio no reality show foi o beijo entre o ator e Gilberto na festa no domingo 7. Ao ver ou saber do fato, o trio, principalmente, acusou o ator de feito aquele ato para ganhar apoio junto ao público.

Mais
>>> Após 1º beijo gay no BBB, Lucas desiste do reality
>>> Políticos LGBT criticam bifobia contra Lucas no BBB

Elas afirmaram como argumento, dentre outros pontos, que o ator nunca tinha se colocado como bissexual. Lucas acabou saindo por conta própria do programa. 

A Aliança Nacional LGBTI+, maior entidade de ativismo arco-íris do País, lamentou a discriminação ter vindo de pessoas bissexuais e lésbica. 

Mais
>>> Namorada de Lumena diz não a reconhecer no BBB21

"Os ataques que a participante Lumena, pessoa negra e lésbica, fez contra o participante Lucas, questionando sua orientação sexual, caracterizam bifobia e invisibilização total do participante", afirma o coletivo em nota

E continua: "A expressão da sexualidade é uma liberdade individual, e cada um sabe a melhor forma e o melhor momento para assumi-la e expressá-la. Pocah e Karol deveriam saber disso, pois também integram a letra B da sigla LGBTI+ e sabem como o apagamento da bissexualidade pode ser violento dentro e fora da comunidade LGBTI+"

Uma das mais antigas ONGs LGBT do Brasil, o Grupo Arco-íris, pronunciou-se com pesar a respeito do episódio. 

A entidade "repudia a bifobia, LGBTIfobia, racismo e perseguição que o participante sofreu, o que culminou na sua desistência". O coletivo do Rio de Janeiro não cita responsáveis pelos atos. 

A Rede Periférica LGBTI Família Stronger, de São Paulo, vai além na defesa de Lucas e judicializará o caso. 

"Entraremos na justiça.(sic) contra todos os envolvidos no ato bifóbico ocorrido no BBB", divulgou em rede social.


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.