Gestora LGBT por 6 anos com Dilma, Symmy Larrat volta com Lula

Travesti é presidente da ABGLT e implantou em São Paulo o Transcidadania

Publicado em 31/12/2022
symmy larrat secretaria nacional
'Vai ter travesti sim no governo', disse Symmy aqui em campanha para deputada federal em 2022

A ativista travesti Symmy Larrat foi anunciada neste sábado 31 como titular da Secretaria Nacional LGBT a ser criada pelo governo Lula e vinculada ao Ministério dos Direitos Humanos.

Curta o Guia Gay no Instagram

Symmy afirmou ter sido convidada ao posto pelo novo ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida.

'Vai ter TRAVESTI sim no governo e em local de destaque no segundo escalão do Ministério de Direitos Humanos um espaço q nunca antes fora ocupado por alguma de nós. Pela simbologia, pelas nossas vidas e em respeito a toda minha trajetória quero estar a altura da tarefa", declarou a ativista em suas redes sociais.

Pela primeira vez na história, a pasta LGBT será uma secretaria, nível gerencial acima das pastas nos governos anteriores, em que a pauta LGBT foi cuidada por coordenação ou gerência. 

Trata-se de volta de Symmy ao posto de comando que ela teve durante os seis anos da gestão Dilma Rousseff (2011-2016), quando exerceu a coordenadoria-geral de Promoção de Direitos LGBT da Secretaria de Direitos Humanos.

Filiada ao PT, Symmy tentou vaga na Câmara dos Deputados, em outubro de 2022, por São Paulo. Ela foi a primeira candidata trans pelo PT no Estado. Seu número foi 1369.

A ativista conquistou apenas 5.400 votos e ficou como suplente. O Tribunal Superior Eleitoral mostra que a campanha recebeu pouco mais de R$ 1,1 milhão para gastos. 

Desde 2017, ela é presidente da Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Intersexos (ABGLT).

Antes disso, Symmy geriu o Transcidadania, pioneiro programa implementado pelo ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, de reintegração social e resgate da cidadania de pessoas transexuais.

Symmy é natural de Cametá (PA), tem 44 anos e cursou jornalismo pela Universidade Federal do Pará, mas abandonou o curso. Ela fala de forma aberta que já se prostituiu. 


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.