Gerente de hotel de luxo vira réu por homofobia e transfobia

Profissional foi denunciado ao Ministério Público por crimes cometidos entre 2022 e 2024

Publicado em 14/08/2025
Gerente do B Hotel é denunciado por homofobia
Em nota, hotel afirmou ter implementado mudanças em prol do compromisso com a diversidade

Um ex-gerente de um hotel de luxo em Brasília virou réu por homofobia, transfobia e racismo.

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A Polícia Civil concluiu o inquérito e achou provas suficientes para denunciar Alfredo Stefani Neto ao Ministério Público.

Enquanto trabalhava no B Hotel, no centro da capital federal, o acusado tratava funcionários e hóspedes de forma discriminatória.

Segundo o G1, Neto ofendia trabalhadores do Nordeste com frases como "nordestina burra", "vai comer cuscuz" e "terrinha seca".

Ele tratou outro funcionário por "bichona" e quando a parada LGBT passou próxima ao estabelecimento Neto disse: "esses viados não vão embora".

Uma hóspede transexual foi chamada de "uma coisa" e "um cara" e ele afirmou que não queria "isso" no hotel.

Os crimes teriam se iniciado em junho de 2022.

"Até novembro de 2024, o denunciado continuamente ofendeu funcionários com base em sua aparência física e orientação sexual, criando ambiente de trabalho hostil, opressor e humilhante, conforme relatos de diversas testemunhas e vítimas", relatou o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios.

O órgão pediu indenização mínima de R$ 5 mil para cada vítima. Se condenado, o ex-gerente também pode pegar pena mínima de 10 anos de prisão.

Em nota, o B Hotel informou que assim que soube das denúncias afastou Neto, realizou uma "apuração interna rigorosa" e, então, o demitiu por entender que seu comportamento não estava de acordo com valores inegociáveis do grupo de respeito à diversidade e inclusão.

O estabelecimento, que possui mais de 280 funcionários, afirmou que contratou consultores especializados em diversidade para revisar e aprimorar suas políticas internas, realizou treinamentos sobre respeito às diferenças, criou canais de denúncia e realizou pesquisas com foco em prevenção e promoção de ambiente de acolhedor para hóspedes, colaboradores e parceiros.


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