Embate: no aniversário de Putin, ativistas hasteiam bandeira LGBT

Exibir símbolo gera multa e até prisão em Moscou. Mandatário completou 68 anos

Publicado em 10/10/2020
Pussy Riot presenteia Vladimir Putin com bandeiras arco-íris LGBT
Flâmula foi colocada no Serviço de Segurança Federal, escritório federal, Ministério da Cultura e Suprema Corte

Vladimir Putin não teve ter gostado do presente de aniversário que recebeu do Pussy Riot.

Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook

Na quarta-feira 7, data em que o presidente russo completou 68 anos, o coletivo ativista hasteou bandeiras arco-íris por Moscou. A bandeira arco-íris é proibida de ser exibida em espaços públicos. O desrespeito gera multa e até prisão por meio da lei (que vigora desde 2013) que proíbe "propaganda gay".

Os pontos escolhidos para receberem as flâmulas foram o Serviço de Segurança Federal, escritório federal, o Ministério da Cultura e a Suprema Corte do país.

Nas redes sociais, o grupo divulgou duas demandas: a investigação de assassinatos e sequestros de gays, lésbicas, transexuais e queers na Chechênia e a legalização de parcerias civis do mesmo sexo.

O coletivo justificou a escolha das bandeiras LGBT "como um presente como um símbolo da falta de amor e liberdade" do mandatário russo.

O Pussy Riot também sugeriu que a data do aniversário de Putin passe a ser o Dia da Visibilidade LGBT, como forma de protesto.

 


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.