Deputado bolsonarista quer proibir banheiros unissex em SP

Frederico D'Ávila, do PSL, diz que bancada de seu partido se concentrará em pautas conservadoras na Alesp

Publicado em 14/02/2019

Banheiros para trans: deputado Frederico D'Ávila (PSL)

Como se o Rio Tietê estivesse limpíssimo, o crime controlado e a saúde e a educação públicas fossem invejáveis no Estado de São Paulo, um deputado do PSL resolveu se preocupar com quem entra nos banheiros.

Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook

Frederico D'Ávila, eleito deputado estadual nas últimas eleições, diz que a bancada da sigla vai se concentrar em pautas conservadoras na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp).

Segundo a coluna Painel da Folha de S. Paulo, D'Ávila diz que um dos projetos do partido é proibir banheiros unissex, chamados por eles de sanitários "trans".

"Banheiro unissex é quando você não tem espaço para por dois banheiros, você coloca um banheiro que ora pode ser usado por homem, ora pode ser usado por mulher", disse o deputado.

Deputado estadual Frederico D'Ávila quer proibir banheiros para transexuais em São Paulo
Produtor rural, D'Ávila foi eleito deputado pela primeira vez em 2018

"Agora o que eles têm lá eles podem chamar do que quiserem, mas pode entrar homem e mulher ao mesmo tempo. Inclusive, entra uma mulher, aí entra um cara se dizendo gay, e vai lá e agarra a mulher lá dentro. Isso é tudo pra dividir a sociedade, criar celeuma”, afirma.

Segundo ele, “banheiro só tem dois”. “Ou é masculino ou é feminino. Não pode ter o ‘banheiro trans’. Isso canaliza para a promiscuidade, porque você vai dar uma terceira opção, e é isso justamente que a gente não quer",

O projeto, além de claramente moralista e preconceituoso, é equivocado. Boa parte do movimento trans e LGBT em geral não pede um banheiro separado, mas, sim, que transexuais sejam respeitados nos banheiros masculino e feminino. Ou seja, que mulheres trans possam usam banheiros femininos sem serem diiscriminadas e homens trans, banheiros masculinos.

Em 2017, o então governador Geraldo Alckmin (PSDB) regulamentou o uso de banheiro de acordo com a identidade de gênero em todas as escolas públicas do Estado de São Paulo.


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.