Casamento igualitário: evento no Panamá é cancelado após ameaças

Ação integrava programação da parada LGBT da capital do país

Publicado em 02/07/2023
Casais se unem na parada de São Paulo. Foto: Celso Tavares/G1

Ativistas cancelaram uma ação inédita na Cidade do Panamá após receberem repetidas mensagens de ódio e ameaças de morte.

Curta o Guia Gay no Instagram

Chamado de "Primeiro Casamento Simbólico Igualitário e Massivo", o evento seria realizado no sábado 1º como parte da programação da parada LGBT da Cidade do Panamá, que reuniu a comunidade no mesmo dia.

"Os ataques e ameaças mostram que a sociedade panamenha é majoritariamente homofóbica e que, para reafirmar suas práticas nocivas, usam discurso de ódio, desinformação, calúnia e insulto", afirmou a Panama Pride, associação que organiza a marcha.

"Nossa população LGBTIQ não possui leis que as protejam e, por outro lado, as mesmas instituições promovem, a partir de seus papéis, a discriminação e a exclusão."

O comunicado ressalta a morte de um garoto panamenho de 14 anos que após sofrer bullying homofóbico tirou sua própria vida nesta semana.

"Não podemos continuar permitindo que as ideologias arraigadas nas instituições continuem trazendo a morte para nossas diversas famílias", encerrou a organização.

 

Você já ouviu os lançamentos de artistas LGBT ou com foco na comunidade? Siga nossa playlist Rainbow Hits no Spotify que é atualizada constantemente com as melhores do ano do pop, eletrônico e MPB de várias partes do mundo.

 

 


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.