23 LGBT famosos que morreram em 2020

No Brasil e no mundo, artistas e ativistas vão deixar saudades

Publicado em 29/12/2020

23 LGBT que morreram em 2020

Em um ano que a palavra morte foi uma das mais faladas no mundo, a comunidade LGBT, infelizmente, não passou incólume às perdas.

Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook

Seja pela covid-19 ou outras razões, gays, lésbicas, bissexuais e transexuais - do Brasil e de fora - nos deixaram este ano.

Perderam-se nomes nas artes, no esporte, na noite e, principalmente, no ativismo.

Relembre algumas das perdas de 2020:

Amanda Marfree
Orientadora socioeducadional, Amanda era nome atuante pelos direitos transexuais e trabalhava no Centro de Referência e Defesa da Diversidade (CRD) de São Paulo. Ela foi vítima da covid-19 em junho.

23 LGBT famosos que morreram em 2020: Amanda Marfree

André Piva
Gaúcho, André morava no Rio há décadas, onde comandava seu escritório e lutava pelos direitos LGBT junto ao marido, o estilista Carlos Tufvesson. Em 2011, eles se casaram em uma cerimônia luxuosa e repleta de celebridades, algo inédito para um casal homossexual no Brasil. André morreu de câncer aos 52 anos em agosto.

23 LGBT famosos que morreram em 2020: André Piva

Brunna Valin
Diretora do Fórum de ONG/Aids do Estado de São Paulo, Brunna era conhecida pela defesa dos direitos das pessoas trans e soropositivas e nos deixou aos 45 anos, vítima de câncer.

23 LGBT famosos que morreram em 2020: Brunna Valin

Bruno Ramos
Grande referência na cena eletrônica gay de Alagoas, Bruno passou um mês e meio internado sem descobrir o que mal que sofria. O DJ, que se apresentou por anos em diversos clubes do Brasil, morreu em outubro, sem diagnóstico.

23 LGBT famosos que morreram em 2020: Bruno Ramos

Chauz Cruz e Lucas Pereira
Um vazamento de gás matou o casal formado pelo cenógrafo Chauz Cruz e o ator Lucas Pereira, quando atravessavam a quarentena em um sítio próximo a BH, em maio. Eles eram respeitados na cena teatral alternativa mineira.

23 LGBT famosos que morreram em 2020: Chauz Cruz e Lucas Pereira

Chi Chi DeVayne
Com passagem pelo reality RuPaul's Drag Race, em 2016, Chi Chi sofria de uma doença autoimune, esclerodermia, e estava internada para tratar uma pneumonia. Ela faleceu em agosto, aos 34 anos.

23 LGBT famosos que morreram em 2020: Chi Chi DeVayne

Cris Tower
Nome conhecido na cena gay paulistana, Cris fez seu nome comandando shows de drags e strippers em espaços como Bar Queen e Carolina's Bar. Ela nos deixou em maio, vítima de covid-19.

23 LGBT famosos que morreram em 2020: Cris Tower

Eddie Prim
Arquiteto e urbanista, Eddie foi um dos fundadores, em 2017, do Sereyos, primeira equipe gay de futebol de Santa Catarina. Ele faleceu ao contrair covid-19 em outubro.

23 LGBT famosos que morreram em 2020: Eddie Prim

Henry Netto
Um dos precursores da dança do ventre dentre homens no País, o bailarino comandava seu estúdio de dança e fazia apresentações em diversos eventos e casas noturnas do País. Ele morreu de câncer, em julho.

23 LGBT famosos que morreram em 2020: Henry Netto

Jan Morris
Ela ficou famosa por ter sido a primeira jornalista a noticiar a conquista do Monte Everest, em 1953. Pouco depois, passou a se dedicar apenas à carreira de escritora, lançou 40 livros e continuou casada com sua esposa mesmo após a transição de gênero. Jan morreu aos 94 anos em novembro.

23 LGBT famosos que morreram em 2020: Jan Morris

Jane di Castro
Uma das performers transexuais pioneiras no teatros de revista no País, Jane estava nos palcos desde 1966 e teve destaque no teatro, cinema e TV, como na novela A Força do Querer (2017). A atriz faleceu aos 73 anos por câncer.

23 LGBT famosos que morreram em 2020: Jane di Castro

Joel Schumacher
Diretor de grandes produções de Hollywood, tais como Os Garotos Perdidos (1987), Linha Mortal (1990) e Batman Eternamente (1995), Schumacher morreu em junho, aos 80 anos, vítima de câncer.

23 LGBT famosos que morreram em 2020: Joel Schumacher

Larry Kramer
Um dos maiores nomes na luta contra a aids no mundo, Larry fundou o grupo ACT UP, famoso por ações diretas e agressivas no combate à doença. Como escritor, sua peça mais famosa, The Normal Heart, virou filme pelas mãos de Ryan Murphy. Ele morreu de pneumonia aos 84 anos.

23 LGBT famosos que morreram em 2020: Larry Kramer

Little Richard
O cantor foi gay a vida toda, mas sempre lutou contra isso por causa da influência da religião. Em 2017, disse não ser mais gay. Influência para nomes como James Brown e Michael Jackson, Richard teve grandes sucessos na parada norte-americana nos anos 1950. Ele morreu aos 87 anos por câncer.

23 LGBT famosos que morreram em 2020: Little Richard

Lynn Shelton
Diretora de filmes como We Go Way Back (2004) e O Dia da Transa (2009), Lynn ganhou diversos prêmios de cinema e morreu de uma doença no sangue, aos 54 anos.

23 LGBT famosos que morreram em 2020: Lynn Shelton

Marcelo Denny
Ganhador de mais de 30 prêmios, Denny foi um dos fundadores do Teatro da Pombagira, em São Paulo, e apresentou espetáculos de temática gay, como Anatomia do Fauno (2015). Além de diretor teatral, ele também atuava como intérprete, cenógrafo, curador e artista plástico. Faleceu aos 51 anos após sofrer um infarto.

23 LGBT famosos que morreram em 2020: Marcelo Denny

Miss Biá
Drag queen pioneira, Miss Biá começou a se montar em 1958 quando essa palava sequer existia no Brasil. Figurnista de Hebe Camargo, ela se tornou referência para as artistas dos palcos e ainda estava na ativa, em São Paulo. Biá foi vítima da covid-19 aos 81 anos, em junho.

23 LGBT famosos que morreram em 2020: Miss Biá

Monica Roberts
Fundadora do blog TransGriot, 15 anos atrás, Monica era escritora e ativista pelos direitos trans nos Estados Unidos. Ela faleceu aos 58 anos, em outubro.

23 LGBT famosos que morreram em 2020: Monica Roberts

Pierre Cardin
Pioneiro na moda, o estilista italiano que fez carreira na França foi o primeiro a lançar uma coleção de roupas masculinas, nos anos 1960. Ele morreu aos 98 anos, em dezembro.

23 LGBT famosos que morreram em 2020: Pierre Cardin

Theo Barone
Conhecido por estrelar filmes pornôs gays da produtora carioca Hot Boys, Barone sofria de câncer de estômago e faleceu aos 26 anos, em outubro.

23 LGBT famosos que morreram em 2020: Theo Barone

Thina Rodrigues
Presidente da Associação de Travestis e Mulheres Transexuais do Ceará (Atrac), Thina foi uma grande liderança trans em seu Estado. Ela morreu por covid-19, aos 57 anos, em junho.

23 LGBT famosos que morreram em 2020: Thina Rodrigues

Timothy Ray Brown
Considerado a primeira pessoa no mundo curada do vírus HIV, Timothy era norte-americano e ficou conhecido como o "paciente de Berlim". Ele morreu de leucemia aos 54 anos em setembro.

23 LGBT famosos que morreram em 2020: Timothy Ray Brown

 


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.