Virada no Arouche terá projeção de 221 imagens LGBT

Evento também contará com totens com fotos de nomes que marcaram ativismo e a cultura arco-íris em São Paulo

Publicado em 03/12/2020
Tchaka: famosa drag queen de São Paulo estará em exposição na Virada do Arouche
Apresentadora da parada de São Paulo, Tchaka (ao centro) é um dos destaques da mostra. Fotos: Pedro Stephan

Atualizado às 21h30 de 3/12/20

Maior point LGBT do Brasil, o Largo do Arouche celebrará a história da cultura LGBT paulistana nos próximos dias 12 e 13 de dezembro.

Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook

A ação da Prefeitura de São Paulo se chama "Virada no Arouche" e faz parte da Virada Cultural.

Ao todo, 221 imagens serão projetadas no Edifício Pekelman, na esquina da Avenida Doutor Vieira de Carvalho com a Rua Vitória.

Poderão ser vistas imagens das paradas LGBT e carnavais de São Paulo e Rio de Janeiro em realização do Estúdio Esponja com interferências visuais do Coletivo Projetemos.

Outras 15 fotos, que retratam personalidades marcantes que fizeram parte da história do movimento LGBT na capital paulista, estarão em exposição em totens espalhados pelo Arouche. Alguns dos nomes: as drag queens Miss Biá, Tchaka e Kaká di Polly, e os escritores João Silvério Trevisan e Glauco Mattoso.

Todas as imagens (projetadas e em totens) fazem parte do acervo de Pedro Stephan, fotógrafo especializado em cultura LGBT e integram o projeto Pauliceia Revelada. 

O escritor gay João Silvério Trevisan
O escritor gay João Silvério Trevisan, autor de obras como 'Devassos no Paraíso'

"O trabalho parte de uma visão antropológica, com os atores sociais, ritos, territórios, militância como testemunho da conquista e evolução da cultura LGBTIA+", explica o artista.

Para Stephan, a "Virada no Arouche" é uma forma "de celebrar e manter viva a identidade LGBTQIA+, mostrando um pouco da história das manifestações mais populares, as cores, a alegria e principalmente, a cidadania".

O fotógrafo avisa que todas as imagens, projetadas ou em totens, estarão ao ar livre e distantes umas das outras, com o objetivo de preservar o distanciamento social entre os visitantes e evitar aglomeração. 

A ação começa às 18h do dia 12 e vai até às 18h do dia seguinte.

Kaká di Polly: drag queen famosa da cena gay de São Paulo
Icônica, Kaká di Polly é uma das precursoras da arte drag queen no País

 


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.