São Paulo tem coletivo dedicado a dar apoio a LGBT idosos

Grupo Eternamente Sou visa integrar segmento e cuidar da qualidade de vida dele

Publicado em 21/03/2018
Velhices LGBT: encontro de idosos gays e lésbicas em São Paulo
Rogério (à esq., abaixo) junto ao grupo de voluntários do projeto

Ainda pouco discutida no Brasil, ao contrário do que ocorre em países desenvolvidos no geral, a velhice dentre LGBT tem agora grupo dedicado ao tema. 

Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook

Neste sábado 24, será realizado o Café & Memórias LGBT, definido como momento de integração dentre idosos do segmento.

O encontro segue-se ao I Seminário Velhices LGBT, promovido em novembro, e também realizado pela EternamenteSOU, ONG em fase de implantação específica para idosos da população arco-íris.

"O café da tarde é uma de nossas ações. O propósito é criar grupo de idosos LGBT, conhecê-los, para então criar meios de ajudá-los de acordo com suas necessidades e anseios", explica o administrador de empresas Rogério Pedro, de 29 anos, idealizador do grupo.

Ao Guia Gay São Paulo, Rogério falou da origem da proposta. "Veio da convivência com meus avós e bisavós. E também do que surgiu no processo da minha aceitação e identidade homossexual. Muito me preocupou a questão de como é o envelhecer sendo gay", diz.

"Ao pesquisar melhor sobre o assunto, não vi nenhuma ONG ou instituição que tratasse do tema específico. Depois de anos de pesquisas e estudos sobre o tema, cheguei à conclusão de que era necessário partir para a ação e fazer algo", continua.

Rogério explica que por meio de abaixo-assinado do vereador Toninho Vespoli (Psol) que pretendia sensibilizar o poder público sobre a necessidade de um centro de convivência para idosos LGBT e no qual foram amealhadas 5 mil assinaturas, chegou-se a grupo de pessoas que se mostraram dispostas a fazer algo voluntário sobre a questão.

A equipe de cerca de 20 pessoas é formada por profissionais de diversas áreas, tais como psicólogos, assistentes sociais, musicoterapeuta, advogado, enfermeiro e gerontólogos (profissionais especializados em tratar do envelhecimento). Tudo para cuidar da qualidade de vida dos idosos LGBT. 

O objetivo é realizar o café mensalmente e levar as ações para outras zonas da cidade. "Queremos um espaço para funcionar como nossa sede, expandir para as demais regiões de São Paulo, para tornar o encontro mais acessível."

O Café & Memória LGBT acontece neste sábado 24 às 14h no Hotel Ibis Budget, à Av. São João, 1.140. Para confirmar presença, basta ligar para (11) 94783-8352.

E já tem novidade: a partir de segunda-feira 26, haverá ensaios de coral, sempre às segundas e sextas, no Centro de Cidadania LGBT Luiz Carlos Ruas, entre 19h30 e 21h. O espaço, coordenado pela Prefeitura, fica à R. Visconde de Ouro Preto, 118, Consolação, uma travessa da R. da Consolação e próximo à estação Higienópolis-Mackenzie da linha 4 do metrô. 


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.