Danna Lisboa é atração do 5º Sarau Bixaria Literária

Evento, na Zona Leste, promove e discute a sexualidade e as perspectivas artísticas da comunidade negra no meio LGBT

Publicado em 27/11/2018
Danna Lisboa cantará no Sarau Bixaria Literária em São Paulo
Danna Lisboa fará pocket show no evento produzido pelo Coletivo Bixa Pare. Foto: Bruno S. Fujii

Com o objetivo de discutir a sexualidade e as perspectivas artísticas da comunidade negra, será realizado, nesta sexta-feira 30, Sarau Bixaria Literáriana Oficina Cultural Alfredo Volpi.

Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook

Em sua quinta edição, o evento, que integra o Festival Preta Leste, contará com pocket show da cantora Danna Lisboa; performance da artista Nickary Ayker, de Belo Horizonte; apresentação de Flip Couto, cujo trabalho se relaciona com a questão de soroposositividade de pessoas negras; do performer Douglas Santos, do cantor Ti Araújo e da dançarina Dani Santos.

Diego Castro, Fabio Lopes e Luan Afonso (que dá vida à drag queen Melissa Babalu), do Coletivo Bixa Pare, que realiza o Sarau, também participam com performances artísticas.

Para os integrantes do coletivo, o Sarau Bixaria Literária promove uma continuidade na pesquisa do grupo, além de colocá-lo em evidência a um público cada vez mais diversificado.

"Nas trocas com os outros artistas e com o público, entramos em um lugar de discussão e aprimoramento de ideias, o que nos ajuda muito a encontrar outros caminhos para nossos trabalhos", diz Luan Afonso.

Fabio Lopes, cofundador do coletivo, ressalta que as edições anteriores ajudaram a equipe a consolidar uma linguagem para conduzir o sarau. "Claro que nós nunca podemos estar completamente prontos, mas já sabemos como direcionar o evento de forma mais produtiva", diz.

A diversidade do público se conecta aos espaços que já receberam o Sarau Bixaria Literária. A primeira edição foi na Casa das Rosas, espaço cultural da Avenida Paulista; o segundo foi na Oficina Cultural Alfredo Volpi; o terceiro no Estúdio NU, no centro; e o quarto na Praça Morumbizinho, na 9ª Feira Literária de São Miguel Paulista no palco Sesc.

"Os recortes de temas também selecionam as pessoas que querem dialogar com determinado assunto", diz Diego Castro. Cada edição do sarau tem um eixo temático, como drag queens, nudez e erotismo, representatividade negra etc. Apesar do segmento, toda edição também dá espaço para que o público interaja com performances ou leituras sem mediação prévia.

"O sarau dialoga com quem está na mesma sintonia temática, mas também dá a possibilidade de ser uma porta de entrada para certos assuntos com pessoas que não tinham familiaridade com os temas que abordamos", contam os artistas do Bixa Pare, que foi fundado no início de 2017.

O grupo ressalta a importância de atingir um público cativo dos próprios espaços em que se apresentam, além de estarem também criando uma audiência própria, já familiarizada com o coletivo e os trabalhos que desenvolvem ao longo dos quase dois anos de sua fundação.

"Enquanto não viramos estatística, viramos arte", conceitua Luan Afonso ao falar sobre as propostas das performances do grupo, que além do Sarau Bixaria Literária, também circulam com os trabalhos Bixa Freak Show, performance que consiste em uma espécie de programa de auditório que aos poucos revela atrocidades cometidas à comunidade LGBT e 2017 445, performance-memorial em homenagem a vítimas da violência contra a comunidade em 2017.

Mais informações sobre o evento, que é gratuito, você tem em nossa Agenda clicando aqui.


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.