Casa 1 muda argumentos para rejeitar doação de Suruba Solidária

Após afirmar que só recebia doação de pessoa física, ONG disse que evento poderia ter 'serviços ilegais'

Publicado em 06/09/2019
casa 1 festa de sexo dedalos
Inicialmente, entidade aceitou doação. Após divulgação, não quis se associar ao evento

A intenção foi boa. O acordo foi feito. O resultado foi polêmica. O evento chamado Suruba Solidária no clube de sexo Dédalos Bar, na República, gerou mensagens com mudança de argumentos da entidade social LGBT Casa 1 para negar o recebimento da ajuda. Parte da renda do evento, realizado na sexta 6, iria para a iniciativa. 

Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook

O Guia Gay São Paulo teve acesso à troca de mensagens em que o Dédalos se apresentava como clube de sexo, ofertava doação vinda de entrada de evento no lugar e representante da Casa 1 agradecia e aceitava o dinheiro. "Doações são sempre bem-vindas", encerrava a mensagem assinada por pessoa que se chama Junior.

Após o Guia Gay São Paulo divulgar a festa de sexo, entretanto, a Casa 1 entrou em contato com a administração do cruising bar afirmando que não gostaria de ter o nome vinculado à suruba e que "depende 100% de doações de pessoas físicas".

Nossa reportagem questionou a entidade social a respeito do argumento tendo em vista que são públicas doações de pessoas jurídicas tais como Skol e Doritos recebidas ao longo dos anos pela instituição. 

Em resposta, a motivação para rejeitar a doação vinda do evento se modificou. 

"Ainda que seja um clube de sexo, não foi falado sobre qual seria a temática que seria entregue o valor da doação."

E complementou: "Quando a gente tá falando de uma festa de sexo, a gente também pode estar falando de profissionais que vão estar presentes e podem estar prestando serviços que infelizmente ainda não são legalizados no Brasil. Então não tem a ver com uma questão moral, mas tem a ver com uma questão jurídica."

O Dédalos tem como política, inclusive divulgada no site, que não aceita prostituição. 

A Casa 1 ainda afirmou não se tratar de moralismo a rejeição à festa. 

"Apoiamos com certeza sexo, suruba, temos uma programação chamada 'Precisamos falar de sexo na Casa 1', mas é isso: tudo que a gente faz e tudo que a gente se envolve, a gente sabe o que significa e a gente está preparado tanto legalmente quanto no campo das relações públicas. Então é importante a gente saber o que é para poder falar sobre."

A reportagem perguntou onde se pode acessar a listagem das doações que a Casa 1 recebe. Não houve resposta. 

O evento foi mantido. As doações vão para o Centro de Referência da Diversidade, que atende LGBT em vulnerabilidade social, e a ONG Pela Vidda SP, que trata da questão de HIV. 


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.