Maior campeonato de futebol society LGBT da América Latina, a 9ª Ligay será realizada em 29 e 30 de novembro em São Paulo.
O evento contará com disputa de 20 equipes de homens gays e bissexuais, que conquistaram a vaga nas seletivas da categoria realizadas em Curitiba, BH, Manaus, Recife e Brasília, e de 10 equipes convidadas de homens trans, que se enfrentarão em suas categorias.
Serão, ao todo, 70 jogos - com cinco partidas simultâneas - durante dois dias envolvendo 800 atletas em quadra, além de comissões técnicas e mais de 30 árbitros federados.
No sábado, cada equipe terá no mínimo três jogos, de acordo com os grupos que serão sorteados para compor as chaves. Domingo é dia do mata-mata e da premiação.
As partidas serão transmitidas ao vivo pelo canal da Ligay no YouTube.
Criado em 2017, o campeonato tem apoio da Lei de Incentivo ao Esportes e recebeu mais de 1.500 pessoas por dia na última edição.
"Hoje a Ligay conta com 60 equipes de futebol cadastradas. Os atletas de todo o Brasil recebem atenção durante todo o ano sobre o nosso conceito, regulamento, cronograma e torcida positiva, que prega torcer por seu time não contra o outro", destacou Carlos Renan dos Santos, presidente da Ligay Nacional de Futebol.
Para assistir aos jogos, é preciso retirar ingresso - gratuito - neste link. Pode-se levar toda a família e inclusive os pets.
O campeonato acontece no Playball Pompeia, à Avenida Nicolas Boer, 66, Pompeia, zona oeste.
A 10ª edição está confirmada para ser realizada no Recife.