Transmissão do coronavírus pelo sêmen não está descartada

Especialista afirma que estudos sobre o assunto ainda são poucos

Publicado em 12/12/2020
semen covid transmissão sexo
Há análises que sugerem que o vírus pode estar presente nos testículos

Desde o início da pandemia da covid-19 se especula se o novo coronavírus pode ser transmitido por meio do sêmen. Um especialista em fertilidade avisa que a hipótese não está descartada e que faltam pesquisas para poder excluir essa possibilidade.

Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook

Especialista em saúde masculina na Universidade de Sheffield, na Inglaterra, o professor e andrologista Allan Pacey afirmou que atualmente "há poucas evidências" de que o vírus seja transmitido por fluido corporal.

Entretanto, Pacey, que já presidiu a Sociedade de Fertilidade Britânica, reconhece que as pesquisas sobre o assunto são extremamente limitadas.

Houve algumas análises que "sugerem que [o vírus] da covid pode estar presente nos testículos", o que torna possível a transmissão via sêmen, disse ele, segundo o Daily Mail.

O professor afirma ter revisado os 14 melhores artigos científicos sobre covid-19 e fertilidade masculina publicados até agora. Apenas quatro dos estudos envolveram um grupo de controle - crítico em pesquisas robustas e imparciais - e que, no total, cobriram apenas uma pequena amostra de homens, menos de 300.

Pacey fez o alerta na conferência virtual Progress Educational Trust sobre fertilidade, genômica e covid-19.

'Há poucas evidências atuais de que o Sars-Cov-2 [o vírus que causa a Covid-19] seja transmitido no sêmen. Mas eu não acho que posso descartá-lo completamente, então ainda precisamos continuar com os estudos'."


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.