Prefeitura de SP terá van para testagem de HIV

Unidade oferecerá os mesmos serviços prestados nos 26 CTAs

Publicado em 26/11/2021
teste hiv sao paulo
Haverá testagem de HIV, gonorreia e orientação sobre Prep e PEP

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) inaugura, no domingo 28, a primeira unidade itinerante do Centro de Testagem e Aconselhamento, o CTA da Cidade.

Curta o Guia Gay no Instagram

A ação é uma das iniciativas da Coordenadoria de IST/AIds da SMS para celebrar o Dia Mundial de Luta contra a Aids, lembrado anualmente em 1º de dezembro.

A unidade, que funciona com base em uma van, oferecerá os mesmos serviços já prestados nos outros 26 CTAs. 

Haverá áreas de triagem, espera e coleta de exames, laboratório próprio e testagem rápida para HIV, hepatites B e C, além de teste diagnóstico para sífilis, com aplicação de medicamento em caso de resultado positivo. 

Serão oferecidos também exames para clamídia e gonorreia, profilaxias pré e pós-exposição (PrEP e PEP) e entrega da primeira terapia antirretroviral (Tarv) aos usuários que testarem positivo para o HIV.

Nesses casos, serão passadas orientações e realizados exames recomendados pelos protocolos clínicos e diretrizes terapêuticas (PCDT), além de encaminhamentos aos serviços da Rede Municipal Especializada (RME) em IST/Aids, para seguimento ambulatorial.

Coordenadora de IST/Aids, Cristina Abbate falou sobre a importância de ampliar o serviço.

 "Ainda em seu primeiro ano, a oferta de PrEP ampliada, incluindo o projeto PrEP na Rua, já se mostrou um dos fatores preponderantes para a queda de novos casos de HIV na cidade de São Paulo, por mais um ano consecutivo. O CTA da Cidade vem para reforçar esse impacto positivo, levando uma estrutura completa de atendimento para onde estão as populações mais vulneráveis, em dias e horários alternativos."

A unidade também ofertará camisinhas externas e internas, gel lubrificante e kits de autoteste para HIV, que permitem que as pessoas façam o exame em casa.

Em seu primeiro dia, neste domingo, o serviço estará, de 11h às 16h, no Elevado Presidente João Goulart, o Minhocão, próximo à estação Marechal Deodoro da linha 3-Vermelha do metrô.


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.