Homens com HIV até 45 anos já podem se vacinar contra HPV

Este recorte da população tem mais chance de desenvolver complicações pelo vírus

Publicado em 10/07/2022
Gays podem se vacinar contra HPV no Brasil
Vacina é aplicada em três doses e previne cânceres relacionados aos HPV 16 e 18

Homens com até 45 anos e que vivam com o HIV agora podem se vacinar contra o papilomavírus humano quadrivalente (HPV4) em todo o Brasil.

Curta o Guia Gay no Instagram

A inclusão desse grupo foi anunciada, na quinta-feira 7, pelo Ministério da Saúde junto a de homens na mesma faixa etária que sejam transplantados ou que tratem câncer.

O risco de desenvolvimento de cânceres associados ao HPV é cerca de quatro vezes maior entre pessoas vivendo com HIV e transplantados, do que no restante da população.

A estimativa da Organização Mundial de Saúde (OMS) é que haja 9 e 10 milhões de infectados pelo HPV no Brasil e a cada ano surjam cerca de 700 mil novos casos.

O Ministério da Sáude informou que a imunossupressão crônica é um dos principais fatores de risco para aquisição e persistência do HPV e também para progressão de lesões pré-cancerosas e neoplasias.

A vacina HPV quadrivalente (em três doses) previne os cânceres relacionados aos HPV 16 e 18; cânceres de colo do útero, de vulva e vagina; o câncer peniano e cânceres de orofaringe e anal em homens e mulheres, além das verrugas genitais em ambos os sexos relacionadas ao HPV 6 e 11.

Antes desse grupo anunciado, já podiam se vacinar no país meninas de nove a 14 anos, meninos de 11 a 14 anos e mulheres imunossuprimidas de 14 a 45 anos.

Quanto mais jovem for o paciente, mais chance da vacina ter sucesso na prevenção ao vírus.


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.