Folha desmente que vacina chinesa contra covid-19 torna alguém gay

Áudio que circula pelas redes sociais afirma que Coronavac modifica código genético de quem a toma

Publicado em 30/10/2020
Vacina Coronavac não torna ninguém gay
Projeto Comprova contra desinformação: notícia completamente mentirosa

É quase incompreensível que em 2020 seja necessário explicar que uma vacina não torna ninguém gay, mas é o que precisou fazer a Folha de S.Paulo.

Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook

O Comprova, projeto de verificação de notícias do jornal, analisou a desinformação que circula pelas redes sociais e seria de autoria do engenheiro Marcelo Frazão de Almeida, que se autodenomina Dr. Marcelo Frazão.

No áudio, o homem afirma que a Coronavac (vacina produzida pela chinesa Sinovac Biotech com o Instituto Butantan), pode alterar o código genético das pessoas e tornar as crianças homossexuais.

"Vocês vão causar síndromes perigosas que vão destruir seus filhos e netos, inclusive no sentido de fertilidade e homossexualismo (sic)", diz.

Professora da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre e membro da Sociedade Brasileira de Imunologia, Cristina Bonorino desmentiu a fala.

"Para alterar o código genético, você precisa de algo que se insira no seu DNA, e a gente sabe que as vacinas não fazer isso", explicou a professora.

Sobre o argumento de que com a vacina "menino vai deixar de ser menino e virar menina", a especialista diz: "Bom, hoje em dia o pessoal fala que a Terra é plana, né? Mesmo com evidências de que não é. Então, isso fica muito difícil e rebater... É uma afirmação completamente mentirosa."

A vacina está na terceira fase de testes. Se aprovada, pode começar a ser distribuída em São Paulo e outros Estados entre dezembro e janeiro. Por ter apoio do governador paulista João Doria (PSDB), a vacina é alvo de críticas e fake news de apoiadores de Jair Bolsonaro, desafeto e inimigo político do presidente da República.


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.