Covid-19: medicamento contra HIV é menos tóxico que a cloroquina

Estudo da Fiocruz mostrou que atazanavir reduz em 100 vezes a velocidade de replicação do novo coronavírus

Publicado em 08/04/2020
Atazanavir é usado no tratamento do HIV, é melhor que cloroquina para combate à covid-19
Se comprovado o uso, medicamento poderá impedir que quadro de doentes se agrave

Um dos medicamentos mais conhecidos no tratamento do HIV foi testado com sucesso no combate à covid-19.

 Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook

Segundo O Globo, cientistas da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) descobriram que o atazanavir pode reduzir em até 100 vezes a velocidade de replicação do vírus Sars-CoV-2, que causa a covid-19.

Desde 2003, o atazanavir é um dos medicamentos usados em algumas combinações (esquemas, como dizem os médicos) no tratamento ao HIV.

De acordo com a reportagem, a droga seria menos tóxica do que a cloroquina, utilizada por alguns médicos para diminuir a proliferação do novo coronavírus.

A cloroquina está na ordem do dia já que o presidente da República Jair Bolsonaro a cita inúmeras vezes em entrevistas e quer que ela seja usada em larga escala para conter a covid-19 no Brasil. Já o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, espera que mais estudos comprovem a eficiência e os efeitos colaterais da droga.

Os pesquisadores também perceberam que o atazanavir pode diminuir a inflamação generalizada associada aos casos mais graves de covid-19.

No entanto, os cientistas ainda não podem afirmar se o efeito contra a inflamação se deve à redução da quantidade de carga viral ou se a droga realmente tem potencial anti-inflamatório.

Os testes estão sendo feitos em camundongos e ainda não foram revisados por outros pesquisadores.

Se comprovado seu uso, o medicamento será usado em pacientes que desenvolveram pneumonia por conta do novo coronavírus. O atazanavir impediria que a inflamação generalizada se inicie.


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.