Ao falar de HIV, Parada de São Paulo revela outro mal: o desleixo

Em live sobre como a depressão afeta quem vive com o vírus da aids os erros formaram coleção

Publicado em 19/04/2021
parada de são paulo canto baobá psicologia hiv
Quem queria ver foco em depressão, como ocorre e como superá-la apenas esperou

Por Welton Trindade

Em um tempo delicado - quando morrem milhares ao dia por conta da Covid-19 - a Associação da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo decidiu enfrentar tema sensível: a epidemia de HIV, o viver com o vírus da aids, políticas públicas na área. Importância gigantesca que deveria ser respondida com cuidados do mesmo tamanho. Deveria! Não tem sido!

 Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook

Antes mesmo da grande live marcada para 6 de junho, os erros da ONG ao falar do tema formam já coleção. Para um slogan empoderador - mensagem necessária para quem vive com HIV -, "Ame+, Cuide+, Viva+", a entidade lançou clipe em preto em branco com drag queen com fala solene e muitos, vários dados apenas negativos sobre o HIV. 

Mais
>>> Parada virtual de SP errou ao tornar-se refém de youtubers

Avanços vividos no Brasil tais como diminuição de mortes por aids, novas tecnologias de prevenção já acessíveis no serviço público - Prep é amostra -, e melhoria gigantesca da vida de quem vive com HIV, são apenas pincelados ou ignorados mesmo. 

Querer chamar a atenção para um tema tão fulcral por meio do impacto negativo seria válido apenas se ele não reforçasse estigmas: vida de quem vive com HIV é preta e branca? Sem voz? Exercida como vítima de um vírus? Não deveria ser o exato oposto?! 

Como o que tem limite é município e não a sanha de vulnerabilizar segmentos já fragilizados - prática total no ativismo LGBT -, advinhe o tema do primeiro debate? Depressão! 

Você pode dizer: "Tem de ser discutido sim". A resposta: com que abordagem? Com que profundidade?

É aí que mais equívocos vêm. 

Realizado no sábado 17 de abril, o bate-papo on-line já errava na divulgação, ao justificar a importância de debater o tema com informações desconexas. Texto no site da entidade mostrava dados que nada têm a ver com HIV. Quem lia não entendia qual a base para a conversa! 

E podia piorar! E piorou! Dos cerca de 50 minutos do primeiro capítulo - sim, isso existiu -  da live, mais de 10 foram propaganda da parceira da associação ativista, o Canto Baobá Psicologia. 

Em um tema sobre HIV, duas pessoas que se colocaram como soropositivas integravam a plateia. Não estavam lá para falar! 

Quem esperou profissionais de psicologia com vivência no atendimento específico ao segmento, quem esperava explicações sobre o que é a depressão e como ela afeta pessoas que vivem com HIV, quem esperou formas de vencer a depressão... Ficou esperando! Não houve! Simples assim! 

A mesma espera foi vivida por quem tinha expectativa de ver debate sobre como a epidemia e a depressão afetam gays e homens bissexuais em conversa com eles como protagonistas tanto em vivência pessoal como profissional. 

Em um segundo capítulo - sim, isso existiu - da live, houve debate sobre mulheres e HIV. Dentro do tema? É possível ver 10, 15 minutos sem ouvir a palavra depressão, sem os tímpanos serem impactados pelo termo HIV.

E, tal como ocorreu em live do ano passado, esse foi outro exemplo de como a Associação da Parada tem "uberizado" o seu trabalho: organizar eventos, ou pelo menos, não apenas entregar para que a terceirização livre, leve e errática tome conta. 

HIV, claro, é um mal. Desleixo para falar sobre o tema também é! 


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.