Castro Burger: SP ganha hamburgueria gay na Vila Mariana

Repleto de referências a São Francisco (EUA) e ao público LGBT, estabelecimento também fará ação social

Publicado em 08/12/2016
Castro Burger: hamburgueria gay de Luiz Felipe Granata e Fausto Almeida abre na Vila Mariana, em São Paulo
Hambúrgueres de carne, frango, salmão, cordeiro e até vegano são opções na casa da Zona Sul

Em São Paulo, orgulho LGBT era, até agora, para sentir e mostrar. A novidade é que será possível também saboreá-lo! Foi inaugurada, na Vila Mariana, a Castro Burger, que já mostra pelo nome a verve totalmente arco-íris do local.

Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook

Para quem não sabe, Castro é o histórico bairro LGBT de São Francisco, onde floresceu o ativismo de Harvey Milk, lendário ativista assassinado na década de 1970, que teve sua vida contada no premiado longa Milk - A Voz da Igualdade (2008).

Mais
>>> Melhores de 2016: Vote nos destaques da cena e da cultura LGBT do ano

A proposta é explicada ao Guia Gay São Paulo por um dos proprietários do estabelecimento, Luiz Felipe Granata. "Diferentemente das festas e baladas voltadas para os públicos L e G, e todos os restaurantes gay-friendly de São Paulo que passaram a sê-lo a partir da demanda, a Castro Burger foi criada abertamente contra qualquer tipo de discriminação. A fase do 'bem-vindo' já passou e deve ser evoluída." 

Luiz Felipe é formado em engenharia ambiental. O outro sócio, Fausto Almeida, é formado em jornalismo, foi comissário de voo e morou quase três anos em São Francisco. Independentemente de suas origens diversas, ambos passaram os últimos anos trabalhando na mesma área, com produções de shows e eventos.

Desse trabalho, os musicais não foram esquecidos no cardápio. As saladas ganham nomes de famosos espetáculos da Broadway, como Evita, Rent ou Les Miserables. Sucessos de divas do pop batizam as porções. Se você pedir um Believe, terá uma porção de fritas a sua frente; com Vogue, receberá mini-kaftas de cordeiro; já Dancing Days o fará provar rolinhos de frango orgânico recheados de provolone.

Castro Burger - Hamburgueria gay abre na Vila Mariana, em São Paulo
Parte da equipe da hamburgueria na Zona Sul de São Paulo

Os sanduíches no pão ciabatta homenageiam vilãs das telenovelas - Carminha, Nazaré, Odete Roitman - e o grande vilão gay Félix. Os shakes - todos à base de sorvete Häagen-Dazs - e também sucos e sobremesas lembram expressões cunhadas pela comunidade arco-íris: Babado Forte, A loka!, Tô Bege!, Tá Meu Bem!, Arraza! e Inhaí! são alguns deles. Fala a verdade, como não resistir a dar aquele close na hora de fazer o pedido? Aliás, Close Certo também é uma opção no cardápio, no caso, um pavê de chocolate da vovó. 

E, claro, os hambúrgueres. As receitas lembram pontos turísticos da cidade californiana, como a Golden Gate, e apresentam diversos tipos de recheio, como carne de cordeiro, de frango, vegano, além dos tradicionais, de carne de boi, da raça Angus. O cardápio é assinado pelo chef João Leme, com passagem por restaurantes badalados, tais como Rôti e Káa.

Arte e causa social
A cada 90 dias, um artista apresentará seu trabalho na casa por meio dos jogos americanos, porta-copos e um quadro principal. Quem abre a iniciativa é Negahamburguer, artista assumidamente lésbica e que trata de violência de gênero e preconceitos por meio de seus trabalhos.

No oratório, clientes poderão deixar "pedidos" a personalidades e deixar uma contribuição. A cada três meses, a casa reunirá todas as doações, ela mesma também fará uma contribuição, e toda a quantia será encaminhada a uma instituição. Neste primeiro período, a escolhida foi a Casa Brenda Lee, que acolhe LGBT portadores de HIV/Aids.

A casa ainda está em sistema de soft opening. Os horários e endereço você tem em nossa Agenda clicando aqui.

Castro Burger: Vila Mariana, em São Paulo, ganha hamburgueria cheia de referências ao público gay/LGBT
Oratório que receberá "pedidos" dos clientes a personalidades pró-LGBT

 


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.