Uma lenda se vai: morre Gal Costa, aos 77 anos

Cantora teve relacionamentos lésbicos famosos, mas sempre se manteve discreta

Publicado em 09/11/2022
Gal Costa morre em São Paulo
Dona de uma das vozes mais admiradas do país, cantora havia sido operada recentemente

Morreu, aos 77 anos, nesta quarta-feira 9, em São Paulo, a cantora Gal Costa. A causa da morte ainda não foi divulgada.

Curta o Guia Gay no Instagram

Segundo o G1, a artista havia dado uma pausa em shows após passar por uma cirurgia para retirar um nódulo na fossa nasal direita.

Considerada um dos maiores ícones da música brasilera, Gal se tornou referência para boa parte das cantoras que surgiram após os anos 1970.

Nascida em 26 de setembro de 1945 em Salvador, Gal foi apresentada a Caetano Veloso em 1963. Desde então, os dois mantiveram amizade e parceria musical constante.

Em 1964, Gal estrelou ao lado de Caetano, Maria Bethânia, Gilberto Gil e Tom Zé, dentre outros, o espetáculo Nós, Por Exemplo, que inaugurou o Teatro Vila Velha, na capital baiana.

Quatro anos depois, a cantora participou do disco Tropicália ou Panis et Circenses com as canções Mamãe Coragem, Parque Industrial, Enquanto Seu Lobo Não Vem e Baby, escrita por Caetano e que se tornou seu primeiro sucesso solo.

Em 1971, Gal estrelou um dos shows mais importantes da música brasileira de todos os tempos, Fa-Tal. O espetáculo rendeu o disco ao vivo Fa-Tal / Gal a Todo Vapor e incluiu os sucessos Vapor Barato (escrito por Jards Macalé e Waly Salomão) e Peróla Negra (de Luiz Melodia).

Alguns outros hits seus da década foram Modinha para Gabriela (tema de abertura da novela da TV Globo Gabriela), de 1975; Negro Amor, de 1977, e Folhetim, de 1978, escrita por Chico Buarque.

Gal permaneceu nas paradas de sucesso, rodando o País com shows e participando de inúmeros programas de TV na década de 1980. São desta década os sucessos É Luxo Só, Meu Bem Meu Mal, Festa do Interior, Dom de Iludir, Nada Mais e Vaca Profana. Em 1988, gravou Brasil, composta por Cazuza e usada como tema de abertura da novela Vale Tudo.

Gal era uma das atrações principais do festival Primavera Sound, que foi realizado no último fim de semana em São Paulo. Sua presença foi cancelada em cima da hora por causa da retirada do nódulo.

Vida pessoal discreta
Gal vivia em São Paulo, numa mansão na região dos Jardins, desde 2014, com seu único filho, adotado em 2007. 

Ela sempre se manteve discreta em relação à sua vida pessoal. 

Na década de 1980 seu relacionamento com a atriz Lúcia Veríssimo era muito comentado na imprensa.

Em 2008, Gal rompeu qualquer contato com a cantora Marina Lima, após ela dizer em entrevista que perdeu a virgindade com a artista baiana.

O relacionamento entre as duas, segundo Marina, ocorreu no final dos anos 1970. Posteriormente, Marina disse que não queria mais tocar no assunto e que "nunca poderia imaginar que a pessoa em questão [Gal Costa] fosse ficar puta".

Entre 1991 e 1992, Gal se relacionou com o empresário Marco Pereira.

 


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.