Sasha Zimmer erra e fala que homem hétero cisgênero pode ser queer

Fala de drag queen não tem respaldo no ativismo nem na teoria sociológica que fala de sexualidade

Publicado em 24/06/2021
sasha zimmer drag queen
Artista conversou com Ana Maria Braga na quinta 24 sobre identidades arco-íris

Em participação no Mais Você, da TV Globo, na quinta-feira 24, a drag queen Sasha Zimmer colocou uma arte que também pode ser profissão como uma das definições do que é ser queer e defendeu que a letra abarca inclusive mulheres e homens cisgêneros heterossexuais. 

Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook

A apresentadora Ana Maria Braga perguntou a ela, que se definiui como "gayzona" e queer, o que era o Q no acrônimo LGBTQIA+.

"São as drag queens, as afeminadas, a arte drag também pode ser feita por mulheres, porque a arte drag não é gênero", disse Sasha. "Então pode ser um heterossexual, uma mulher, uma criança. Não tem uma definição, é uma arte, então não é limitada, qualquer pessoa pode fazer a arte drag do jeito que quiser."

Tal definição não encontra respaldo na literatura científica a respeito do tema nem em conceituação adotada pelo ativismo arco-íris. 

Para a Aliança Nacional LGBTI+, por exemplo, maior entidade militante do Brasil, queer não tem nada a ver com profissão ou com maquiagem e peruca, e não inclui pessoas héteros cisgêneros, como colocou Sasha, que adotou o nome artístico nos documentos de registro. 

Para a ONG, queer é "adjetivo utilizado por algumas pessoas, em especial pessoas mais jovens, cuja orientação sexual não é exclusivamente heterossexual."

E continua: "O termo queer também é utilizado por alguns para descrever sua identidade e/ ou expressão de gênero".

A fala de Sasha contrapõe inclusive a origem do termo como gíria - usado mais comumente como xingamento contra gays - e depois como teoria sociológica. 

Queer é tido como algo "estranho" à norma, a qual seria, basicamente, dentro de estudos de sexualidade, a heterossexualidade. 

Também não tem base conceitual a inclusão de uma arte que pode ser profissão dentre as identidades do movimento ativista. Assim, não caberia o movimento trabalhar para o direito de um homem heterossexual cisgênero se maquiar esporadicamente e fazer fotos ou performances. 


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.