Igor Rickli e Rafael Cardoso: amizade em risco por homofobia

Comentário do comediante Nego Di sobre roupa do ator João Guilherme repercutiu nas redes

Publicado em 30/06/2023
Igor Rickli e Rafael Cardoso
Igor e Rafael são (ou eram) amigos há muito tempo

A amizade de longa data entre os atores Igor RIckli e Rafael Cardoso pode estar em risco, se é que já não terminou. E o motivo é homofobia.

Curta o Guia Gay no Instagram

Tudo começou quando o ator João Guilherme, de 21 anos, publicou imagem, no início da semana, vestindo um cropped na semana de moda de Paris. Ele é heterossexual.

João Guilherme de cropped em Paris

O artista foi alvo de comentários homofóbicos e de deboche de muitos usuários nas redes sociais, mas chamou atenção um vídeo publicado pelo comediante e ex-BBB Nego Di.

"Se veste que nem uma cachorra e vira o terror dos homens de masculinidade frágil. Agora, porque eu não gosto de me vestir de mulher e dar o meu rabo, a minha masculinidade é frágil", foi um dos comentários feitos pelo comediante.

Em um story, Rafael Cardoso, compartilhou as imagens e endossou a fala do seu conterrâneio - ambos são gaúchos - escrevendo: "Bah, negão, estou contigo".

A polêmica, então, ganhou mais desdobramentos, já que Rafael mostrou apoio justamente no Dia Mundial do Orgulho LGBT, 28 de junho, e ficou conhecido, por um personagem gay no filme Do Começo ao Fim (2009).

Bissexual assumido, Rickli publicou, na quinta-feira 29, um carrossel de imagens vestindo croppeds e peças fora do padrão considerado masculino. 

Na legenda, o ator mandou indireta: "Pros 'machões' que acham que somos só 'cachorras loucas pra dar' um prato cheio pro seu deleite. Minha roupa não me define. Aproveito pra evidenciar que meu prazer não tá em me vestir 'como mulher' e sim, em ter coragem pra transgredir e afrontar tanta ignorância. As falas desse vídeo soaram extremamente ofensivas, despertaram vários gatilhos e pra mim deveriam configurar como crimes de homofobia. Pra vcs não? E pra vcs @instagram?"

Rickli recebeu apoio de várias personalidades LGBT, inclusive da esposa, a cantora e ex-BBB Aline Wirley.

"Sim, vc afronta a ignorância escancarada que foi forjada numa sociedade patriarcal, onde o machismo continua sendo incentivado e perpetuado por pessoas assim, e é exatamente por isso que te amo, te respeito e te admiro cada dia mais", escreveu a artista.

João Guilherme também comentou: "É crime grandão meu amigo! a conta chega viu…"

Em seu Instagram, João Guilherme também fez postagens evidenciando homofobia, como o famoso caso do garoto Alexandro Ivo, que foi torturado e morto, aos 14 anos, por ser gay, em 2010.

Na mesma rede, Rafael tem recebido uma enxurrada de críticas.

Ao UOL, a assessoria do ator afirmou que Rafael compartilhou a postagem sem assisti-la.

Você já ouviu os lançamentos de artistas LGBT ou com foco na comunidade? Siga nossa playlist Rainbow Hits no Spotify que é atualizada constantemente com as melhores do ano do pop, eletrônico e MPB de várias partes do mundo.

 

 


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.