Fernando Holiday vai para o Novo e quer ser deputado federal

Bissexual, vereador de São Paulo apoia nome de João Amoêdo para presidência em 2022

Publicado em 26/05/2021
Fernando Holiday, único vereador abertamente gay de São Paulo
Holiday foi expulso do Patriota em abril. Foto: Thiago Neme/Gazeta de S.Paulo

Na terça-feira 25 o vereador Fernando Holiday teve filiação ao Partido Novo aprovada, ele é o primeiro parlamentar negro a integrar a legenda.

Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook

Seu objetivo é disputar uma cadeira no Congresso e concorrer a deputado federal em 2022.

Em abril, Holiday foi expulso do Patriota por ter criticado, dois meses antes, o então candidato à presidência da Câmara Arthur Lira (PP-AL), que acabou vencendo o pleito. O vereador era favorável ao nome de Marcel Van Hattem (Novo-RS).

Holiday já havia saído do Movimento Brasil Livre (MBL) em janeiro, grupo que lhe deu visibilidade e que domina o Patriota em São Paulo. O partido se aproximou do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), de quem Holiday é crítico.

"A saída do MBL é uma questão superada, agora estou numa nova página", afirmou à Folha de S.Paulo. "Nesse momento, eu penso em ser candidato a deputado federal em 2022, mas acho que minha principal contribuição vai ser a defesa de que o partido tenha candidatura própria e se posicione na terceira via nas próximas eleições."

Ele defende os nomes de João Amoêdo para Presidência da República e do deputado federal Vinicius Poit (Novo-SP) para o Governo de São Paulo.

Holiday foi o primeiro vereador assumidamente gay a conquistar uma vaga na Câmara dos Vereadores de São Paulo. Ele obteve 48.055, então pelo DEM, tornando-se o 13º mais votado nas eleições de 2016.

No pleito seguinte, foi reeleito com 67.671 votos, pelo Patriota, o quinto mais votado do 2020

Holiday é crítico de movimentos identitários, como o negro e o LGBT. Em março de 2021, revelou-se bissexual ao contar que namora uma mulher.


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.