Ex-atleta Matt Branson afirma que homofobia o fez abandonar surfe

'Quando eu viajava no circuito mundial, havia lugares em que você poderia ser morto se fosse gay", disse australiano

Publicado em 18/12/2020
Matt Branson: ex-surfista diz que largou surfe por ser gay
Apesar de seu "outing" ter ocorrido há 14 anos, nenhum outro surfista ou ex-surfista de grande nome se declarou gay.

Ex-surfista profissional, o australiano Matt Branson revelou que largou o esporte por causa de sua homossexualidade.

Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook

"Eu abandonei o circuito por total paranoia por ser gay. Simples e direto, foi isso", contou ele em entrevista ao O Globo.

"Eu estava surtando. Eu tinha um parceiro naquela época, então larguei o circuito e fomos morar junto. E eu basicamente escondi isso do mundo naquela época. Eu também havia sido esfaqueado em Sydney (em uma confusão em uma boate) seis meses antes, então eu também estava lidando com aquilo."

Branson se destacou no surfe no fim dos anos 1980. Mas já em 1991, aos 23 anos, ele largou tudo e se assumiu gay 15 anos depois em um artigo para a revista especializada Stab.

"O mundo era um lugar totalmente diferente. Digo, quando eu viajava no circuito mundial, havia lugares em que você poderia ser morto se fosse gay. Ainda existem lugares assim. Felizmente isso está mudando", analisa Branson, hoje aos 51 anos.

"Penso que agora a maioria dos surfistas atuais não se importante com a sexualidade das pessoas. Com certeza mudou muito de quando eu era jovem. Tenho certeza que se as pessoas soubessem que eu era gay nos anos 80/90, eu provavelmente teria sofrido bastante enquanto surfava."

Apesar do "outing" do ex-atleta ter ocorrido há 14 anos, desde então nenhum outro surfista ou ex-surfista de grande nome se declarou gay.

"Talvez não existem surfistas gays no circuito? Espero que algum dia alguém saia do armário. As mulheres sempre foram mais abertas sobre sua sexualidade, mesmo na época em que eu estava no circuito. Talvez ainda seja difícil para os homens."

Questionado se poderia dar conselho para um surfista profissional que pensa em sair do armário, Branson poderou.

"Não sei se eu poderia oferecer algum conselho que de fato importasse para algum indivíduo, surfista ou não, sobre se assumir. O que importa é sua família e os amigos que estão próximos, que o ajudam a passar pelas difíceis decisões da vida. Mas se importa, eu diria um grande, fuck yeah! (f*da-se) Que é bom é ser você!"


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.