Série brasileira da Amazon, 'A Todo Vapor' tem casal gay

A história gira em torno de dois detetives paulistanos que investigam série de crimes rituais

Publicado em 09/02/2021
Claudio Bruno e Pedro Passari: casal gay em 'A Todo Vapor'
O personagem interpretado pelo ator Claudio Bruno faz par romântico com Sérgio Pompeu (Pedro Passari)

Está disponível em mais de 90 países pela Amazon Prime Video a série A Todo Vapor. E há motivo extra para o público arco-íris ver: há um casal gay dentre as personagens. 

Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook

A série é a primeira produção brasileira de steampunk, também conhecido como vapor punk ou tecnavapor (abreviação para teconologia a vapor), subgênero da ficção científica que ganhou fama no fim dos anos 1980.

A história gira em torno de dois detetives paulistanos, Juca Pirama e Capitu Machado que investigam série de crimes rituais. 

O nome deles - o primeiro se refere ao poema homônimo de Gonçalves Dias e o segundo ao romance de Machado de Assis (Dom Casmurro) - não é por acaso. 

A série reinventa personagens clássicos da literatura brasileira. Um deles, Bento Alves, de O Ateneu, é apresentado como gay

O personagem interpretado pelo ator Claudio Bruno faz par romântico com Sérgio Pompeu (Pedro Passari).

"Na primeira reunião com os outros atores, conheci o Pedro Passari, ator que ia interpretar Sérgio Pompeu. De cara, tivemos uma conexão por termos vários amigos em comum do meio do teatro musical aqui em São Paulo. Tive a ideia de marcar ‘um laboratório’ com ele em casa", contou Claudio.

"Como o Sergio Pompeu e o Bento Alves haviam se conhecido no colégio, pedi para o Passari trazer fotos de álbuns de infância e adolescência dele para trocarmos nossas experiências pessoais. Isso foi muito importante para ficarmos à vontade em cena."

O ator conta que sentiu uma grande responsabilidade ao interpretar Bento Alves "porque sempre que você faz papel de alguém que existiu ou de alguma coisa clássica, é preciso ter uma certa responsabilidade para manter veracidade no que você está fazendo. Eu tive essa liberdade de o personagem vir 30 anos depois do que está no livro".

Claudio detalha que, a pedido do diretor, seu personagem é seco, frio, com exceção das cenas em que ele está com Sérgio, onde mostra um pouco mais de afetividade. "O que eu acho mais legal é justamente este contraste. O Sérgio Pompeu na série é muito delicado, arrumadinho, chique. O Bento Alves é exatamente o oposto, mais rústico, isso que eu acho divertido", conta.

Sobre a relação entre os dois personagens, é como se 30 anos tivessem se passado e os dois já tivessem resolvido muito bem sua relação, que é de amor, respeito e companheirismo. É o primeiro papel gay da carreira de Claudio Bruno, que buscou fazer um personagem sem esteriótipos, mais natural, próximo da realidade.

A Todo Vapor tem oito episódios e é uma criação de Felipe Reis e Enéias Tavares, com produção da Cine Kings Produções e de Brasiliana Steampunk, e coprodução da Blues Content e Anim All.


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.