Peça 'Cock' fala de homem dividido entre ex-namorado e mulher

Bissexualidade é tema de espetáculo que faz temporada na Oficina Cultural Oswald de Andrade

Publicado em 02/12/2021
Cock: peça bissexual estreia em São Paulo
Com texto de Mike Bartlett, peça tem sessões até dia 18. Foto: Pedro Bonacina

Um homem que dá um tempo em um namoro de sete anos com outro e se apaixona por uma mulher é o tema da peça Cock, que estreia nesta quinta-feira 2 em São Paulo.

Curta o Guia Gay no Instagram

O texto, do premiado dramaturgo britânico Mike Bartlett, chega aos palcos paulistanos com direção de Nelson Baskerville.

A história gira em torno de John, que passa a questionar sua sexualidade após se interessar por uma mulher pela primeira vez.

Repleto de angústias e sentimentos conflitantes, John é pressionado a decidir entre o amor de seu antigo namorado e de sua nova parceira.

Mas a maior luta do protagonista é para entender quem ele realmente é e o que sente. Esse conflito é ainda mais agravado pelos próprios desejos de John e pela pressão social para que ele se enquadre em rótulos pré-determinados.

"Cock", em inglês, é uma palavra com múltiplos sentidos. Significa "galo", "pênis" e também é uma gíria pra descrever alguém de personalidade arrogante. A peça brinca com todos esses sentidos.

Conhecida como "The Cockfight Play", a obra dramatúrgica começou a ser escrita durante um intercâmbio do autor no México, país da lucha libre e onde ainda existem as brigas de galos. De alguma forma, Bartlett conectou o ritual das rinhas - nas quais em um pequeno palco, duas criaturas se atacam, lutam, e se destroem - com o ritual do teatro.

E a partir dessa imagem, ele começou a construir essa trama centrada em embates cortantes e emocionais. Nessa disputa, em que cada personagem tenta convencer os demais sobre seu ponto de vista, a plateia é colocada com muita delicadeza no papel de voyer e é convidada a pensar sobre as questões debatidas. E esse exercício de empatia com a situação dos quatro personagens é acentuado pelo fato de que o texto não traz respostas prontas.

A montagem brasileira foi idealizada por Andrea Dupré e Daniel Tavares, que também estão no elenco ao lado de Hugo Coelho e Marco Antônio Pâmio.

Cock faz temporada de segunda a sábado até 18 de dezembro na Oficina Cultural Oswald de Andrade. 

Mais informações você tem em nossa Agenda clicando aqui.

 

Você já ouviu os lançamentos de artistas LGBT ou com foco na comunidade? Siga nossa playlist Rainbow Hits no Spotify que é atualizada constantemente com as melhores do ano do pop, eletrônico e MPB de várias partes do mundo.

 


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.