Músicas que marcam o orgulho LGBT

Antes mesmo que o movimento LGBT houvesse se consolidado, algumas canções já apontavam para essa questão

Publicado em 12/01/2021
som lgbt músicas
A arte em geral (e a música em particular) pode ter impacto forte para mudar preconceituosos

A música não é apenas som, mas também mensagem e, à medida que o mundo evolui, começam surgindo no panorama brasileiro mais e mais canções que retratam o orgulho LGBT. Perceba como isso é possível e conheça algumas delas.

O mundo está mudando e isso se nota em vários aspetos da vida. Provavelmente, você mudou a forma como joga, optando por um cassino online, passou a escutar outro tipo de canções de MPB e se envolveu em verdadeiras campanhas de ativismo pelos direitos humanos.

O que tudo isso tem em comum? Simples: o mundo está evoluindo e todas essas questões do digital, da arte e do mundo livre se ligam frequentemente numa só ferramenta que, apesar de nem sempre ser diretamente pensada, contribui bastante para garantir que as comunidades LGBT conquistam seu lugar no mundo, com o respeito e a consideração que sempre deveriam ter tido.

As ferramentas da arte – agora mais fáceis de transmitir ao grande público por meio dos dispositivos digitais – estão integrando, de forma mais ou menos intencional, mensagens que ajudam a consolidar o valor de determinados grupos sociais.

Contribuindo para lutar contra o heterocentrismo vigente, os meios artísticos ajudam comunidades como a LGBT a demonstrar seu orgulho e a lutar pelos seus direitos numa sociedade igualitária.

Venha compreender como a música pode ajudar a lutar contra o preconceito e conheça algumas das músicas que reforçam o orgulho LGBT.

O papel da música na destruição de preconceitos
A arte em geral (e a música em particular) pode ter um impacto visível na mudança do pensamento preconceituoso.

A misoginia, o heteronormatismo, a xenofobia, o racismo e o machismo podem ser combatidos por meio deste tipo de comunicação, que chega de forma lúdica mas frequentemente com mensagens importantes.

Tanto os instrumentais, como a letra das canções e a poderosa performance de alguns artistas pode trazer um contributo importante para passar novas ideologias, que promovam a equidade e estabeleçam princípios mais corretos para todas as comunidades.

No Brasil, o aparecimento de músicas que reforçam o orgulho LGBT é visível. Abaixo, iremos apresentar algumas delas.

O orgulho LGBT na música brasileira
Questões como o amor, a vida e o isolamento permeiam as letras de algumas das músicas brasileira. Antes mesmo que o movimento LGBT houvesse se consolidado, algumas canções já apontavam para essa questão, mostrando um pouco dos desafios e da luta que essa comunidade enfrenta no País.

Dentre as músicas que transportam essa emoção encontramos, por exemplo, A Mulher que Virou Homem, de Jackson do Pandeiro; De Pés No Chão, de Rita Lee; Emoções, de Wando; Cheirando Ao Amor, de Angela Ro Ro; Mesmo Que Seja Eu, de Marina Lima; Toda A Forma de Amor, de Lulu Santos; ou Todxs, de Ana Cañas com o rapper Sombra.

Essas canções são apenas alguns exemplos dentre vários outros nos quais a mensagem demonstra a vivência LGBT, sua luta, seu orgulho e sua presença no Brasil.

Aos poucos, essa forma de arte poderá se tornar uma das mais poderosas ferramentas na luta pelos direitos de todos os gêneros e formas de sexualidade.

Tags: musica

Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.