Filme bi recebe classificação restritiva por causa de sexo gay

Longa de Ira Sachs tem estreia prevista para agosto nos Estados Unidos

Publicado em 20/07/2023
Passages: filme bissexual com cena de sexo gay
Franz Rogowski e Ben Whishaw têm cena de sexo feita sem cortes

Um filme bissexual com uma cena de sexo gay recebeu a classificação mais restritiva possível para estrear nos cinemas dos Estados Unidos.

Curta o Guia Gay no Instagram

Passages, de Ira Sachs, só poderá ser lançado para maiores de 17 anos caso não seja editado.

A Mubi, que distribui o longa, afirmou à revista Variety, que a classificação "inesperada" a deixou "profundamente desapontada".

No entanto, a empresa não mexerá no filme.

"A Mubi continua comprometida em lançar Passages em todo o país em sua versão original, como o cineasta pretendia, com nosso total apoio, sem classificação e sem cortes."

O longa trata de um triângulo amoroso entre um diretor de cinema (Franz Rogowski), seu marido artista (Ben Whishaw) e uma professora primária (Adèle Exarchopoulos).

Há várias cenas de nudez e de sexo, mas, segundo a publicação, nenhuma é obscena ou gratuita. Uma delas é centrada no casal gay, dura pouco mais de dois minutos, e foi feita sem cortes.

"Não há como separar o filme do que ele é", afirmou o cineasta ao Los Angeles Times, sobre a classificação restrititva.

“É um filme muito aberto sobre o lugar da experiência sexual em nossas vidas", continua. "E mudar isso agora seria criar um filme muito diferente."

"Fazer uma cena de sexo interessante não é fácil. Cada uma das cenas de sexo para mim é um capítulo do filme. Tem uma história. E eu queria que cada uma tivesse sua própria relevância e seus próprios detalhes e fosse interessante para o público. Acho que fazer cenas de sexo interessantes é a coisa mais difícil… O que tentei rastrear aqui foi não olhar para o sexo, mas olhar para a intimidade, não construída por meio de edição e evitação."

Sachs é conhecido pelos excelentes Deixe a Luz Acesa (2012) e O Amor É Estranho (2014), ambos sobre romances gays.

Passages tem data de estreia para 4 de agosto nos Estados Unidos.

 

Você já ouviu os lançamentos de artistas LGBT ou com foco na comunidade? Siga nossa playlist Rainbow Hits no Spotify que é atualizada constantemente com as melhores do ano do pop, eletrônico e MPB de várias partes do mundo.

 


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.