Festival Mix Brasil completa 30 anos e exibe 119 filmes

Maior evento de cultura LGBT do País também conta com teatro, música, literatura e experiência XR

Publicado em 08/11/2022
Winter Boy, de Christophe Honoré, será exibido no Mix Brasil
Novo longa de Christophe Honoré, 'Winter Boy' é um dos destaques do festival

A partir desta quinta-feira 10 e até o próximo dia 20 a 30ª edição do Festival Mix Brasil exibirá 119 filmes de 35 países, além de teatro, literatura, música, palestras e experiências XR.

Curta o Guia Gay no Instagram

O evento será realizado em oito espaços da cidade - Cinesesc, Espaço Itáu de Cinema (salas 3 e 4), Centro Cultural São Paulo, Teatro Sérgio Cardoso, Museu da Imagem e do Som (MIS), Biblioteca Mário de Andrade, Cine Olido e Centro Cultural da Diversidade.

No cinema, dentre os destaques estão o belga Close, de Lukas Dhont, vencedor do Grand Prix do Festival de Cannes; o sueco Nelly & Nadine, de Magnus Gertten, ganhador de melhor documentário no Teddy (prêmio LGBT do Festival de Berlim); e Girl Picture, de Alli Haapasalo, prêmio do público em Sundance e escolhido pela Finlândia para disputar a categoria de melhor filme internacional no próximo Oscar.

Fogo-Fátuo e Winter Boy, novas produções dos celebrados diretores João Pedro Rodrigues e Christophe Honoré, respectivamente, também integram o festival. 

Famosa por Azul É a Cor Mais Quente, Adéle Exarchopoulos estrela The Five Devils, de Léa Mysius, que fez parte da seleção oficial de Cannes. Já Sublime, de Mariano Biasin, foi eleito melhor filme latino no Festival de San Sebastián e Antes que Eu Me Mude de Ideia, de Trevor Anderson, levou melhor atuação (para Vaughan Murrae) no Festival de Cinema de Locarno.

Dentre os brasileiros, vale ressaltar Paloma, de Marcelo Gomes, eleito melhor longa da Première Brasil no Festival do Rio; Panteras, de Breno Baptista, seleção oficial do Queer Lisboa; e Regra 34, de Julia Murat, vencedor do Leopardo de Ouro no Festival de Locarno.

Experiência XR
Uma novidade desta edição são as imersões XR, as primeiras voltadas ao público LGBT já realizadas na América Latina.

As instalações, que vêm da França, Holanda, Taiwan, China e Chile, farão com que os visitantes possam vivenciar experiências que misturam diferentes linguagens e recursos tecnológicos que tratam de temas como parentalidade pós-humana, transhumanismo, prazer feminino e diferentes identidades de gênero.

Teatro, música, literatura
Para a mostra Dramática foram selecionados seis espetáculos inéditos, tais como Gênero Sapatão, de Natalia Mallo, e O Sacrifício de Cassamba Becker, de João Victor Toledo.

Haverá também o tradicional Show do Gongo, apresentado pela atriz Marisa Orth e o Mix Music, que trará shows de Assucena, Filipe Catto e concurso de novos talentos musicais comandado por Silvetty Montilla.

No Mix Literário haverá lançamento do livro Vagas Notícias de Melinha Marchiotti, de João Silvério Trevisan, mesas de debate e sarau.

O festival tem direção de André Fischer, direção executiva de Josi Geller e direção de programação de cinema de João Federici.

Toda a programação é gratuita, exceto a que estará no Espaço Itaú de Cinema (o valor cobrado será de R$ 20). A exibição on-line começa no dia 14. Mais informações estão no site do evento: mixbrasil.org.br.


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.