Exposição virtual com homens GBT nus questiona masculinidade

Imagens foram feitas em lugares abertos, tais como rodovias, matas e lagos

Publicado em 22/02/2022
Melissa Maurer: exposição sobre nudez masculina e machismo
Proposta da fotógrafa é questionar modelos engessados de masculinidade

A partir de reflexões do machismo, a fotógrafa Melissa Maurer convidou 20 homens gays, bissexuais e transexuais (GBT) para o projeto Macho.cados.

Curta o Guia Gay no Instagram

Nascida no Distrito Federal e morando na Chapada dos Veadeiros (GO) há 18 anos, a artista quis retratar, por meio de imagens e depoimentos, masculinidades vividas por esses homens a fim de refletir sobre as estruturas que constroem e mantêm o machismo.

"Principalmente tendo em vista a sobreposição, em nossa realidade social, de um modelo hegemônico e visivelmente tóxico, imposto como possibilidade única de expressão do masculino em nossa sociedade", explica.

Para Melissa, a busca de um ideal de masculino que se estabeleceu e se fortaleceu ao longo da história tem reiterado que, quanto mais o homem se afasta do universo feminino, "mais homem" ele será.

"É uma lógica binária simplista que, em termos práticos, inibe ou constrange o homem de usufruir ou desenvolver potenciais sensíveis e práticos que a sociedade estimulou nas mulheres, como, por exemplo, expressar tristezas, medos, sofrimentos, dificuldades, autocuidado, constrangendo-os à busca de suporte médico ou psicológico, trazendo prejuízos, inclusive, para a saúde mental e física dos homens", aponta.

Todos os personagens do ensaio são retratados nus em meio a lugares abertos, tais como rodovias, matas e lagos. 

Junto às imagens, estão os depoimentos dos retratados, que relembram situações de desconforto com o corpo ou comportamentos, de homofobia e transfobia e questionam "o que é ser homem?"

O projeto completo pode ser conferido no site de Melissa Maurer.


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.