Exposição em SP fala de perseguição a LGBT na ditadura militar

Em cartaz no Memorial da Resistência, mostra foca relação do autoritarismo com a diversidade sexual e de gênero

Publicado em 17/10/2020
Perseguição a gays, lésbicas e travestis na ditadura é tema de exposição no Memorial da Resistência
Primeiras passeatas de homossexuais ocorreram durante a ditadura

Foi aberta na quinta-feira 15 em São Paulo a exposição Orgulho e Resistências: LGBT na Ditadura.

Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook

A mostra, no Memorial da Resistência de São Paulo, faz recorte sobre as relações do autoritarismo com a diversidade sexual e de gênero.

O público tem aceso a obras literárias, cartazes de peças de teatro, músicas, filmes, fotografias e materiais que confrontavam a censura na época, além de documentos oficiais da ditadura.

Dentre os destaques estão fotografias de Vânia Toledo e desenho inédito da cartunista Laerte Coutinho sobre a pluralidade de gêneros.

Uma série de fotografias exemplifica como a sociabilidade de homossexuais e travestis era cada vez mais visível e crescente em alguns bares e boates da região central da cidade de São Paulo.

O início do movimento LGBT organizado, em 1978, por meio do Grupo Brasileiro de Homossexuais, que depois se tornou o Somos, também é abordado.

Prisões em massa efetuadas pela polícia paulista, em ações como as operações Limpeza, Boneca e Pente-Fino, que levavam à cadeia, arbitrariamente, gays, lésbicas e travestis, também são retratadas.

Curador da mostra, Renan Quinalha  diz: "A proposta desta exposição de conduzir e mudar o olhar para o passado diz respeito também ao desejo de olhar para o presente, a fim de buscar meios para que uma determinada versão da moral e os bons costumes não volte a ter o mesmo peso que teve há tão pouco tempo entre nós".

A exposição é realizada em parceria com o Museu da Diversidade Sexual e fica em cartaz até 22 de abril, de quarta a segunda.

Para visitar, é preciso agendar pelo site. Mais informações estão em nossa Agenda.


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.