Dolorido e genuíno, 'Deserto Particular' fala de amor trans

Longa de Aly Muritiba, que estreia nos cinemas, foi o escolhido do Brasil para representar o País no Oscar

Publicado em 24/11/2021
Filme trans Deserto Particular com Antonio Saboia e Pedro Fasanaro
Antonio Saboia e Pedro Fasanaro vivem amor que precisa vencer barreiras

Por Marcio Claesen

Amor, violência, desassogego e questionamentos estão misturados em Deserto Particular, filme de Aly Muritiba, que estreou nesta quinta-feira 25 nos cinemas.

Curta o Guia Gay no Instagram

Em sua primeira metade, o filme tem o foco em Daniel (Antonio Saboia), policial que cometeu uma infração tão grave que foi afastado de sua função e pode perder o distintivo.

Em Curitiba, ele cuida do pai, que sofrendo de demência, guarda poucos resquícios do policial respeitado que foi.

Sentindo-se pressionado pela situação em que ele mesmo se colocou, varando noites em boates para ganhar extra como segurança, sem retorno afetivo do pai e relação de pouca profundidade com a irmã, Daniel tem em Sara (Pedro Fasanaro) sua válvula de escape.

Os dois se conheceram pela internet e trocam mensagens frequentemente. À certa altura, o policial se entrega a seu maior desejo no momento: conhecer Sara. Ele larga tudo, pega o carro e parte o sertão baiano em busca da amada.

Neste ponto, a atenção do filme se desvia para Sara. Como em Traídos pelo Desejo, de Neil Jordan, é impossível não falar da transexualidade da paixão do protagonista, já que ela é o conflito central da trama. E, assim como no longa de 1992, somente o anti-herói desconhece essa condição.

Deserto Particular: filme fala sobre mulher transexual no sertão da Bahia

Sara - ou Robson, como é lida pela sociedade - leva uma vida no armário e sonha conhecer o mundo. Quando percebe que Daniel está perto, se questiona se não foi longe demais, se não almejou o impossível.

Sabe-se que Sara já está calejada com a discriminação. Foi enviada para ficar com a avó após sofrer preconceito dos pais. Mas, ali, também a intolerância dará às caras por intermédio da igreja.

Com grandes interpretações (direito a uma participação de luxo de Laila Garin) e falando de histórias e dores genuínas, Deserto Particular é filme com poucas concessões e muitos significados.

O longa foi o escolhido pelo Brasil para disputar uma vaga na categoria de melhor filme internacional no Oscar 2022. Clique em nossa Agenda para saber onde assistir.

 

Você já ouviu os lançamentos de artistas LGBT ou com foco na comunidade? Siga nossa playlist Rainbow Hits no Spotify que é atualizada constantemente com as melhores do ano do pop, eletrônico e MPB de várias partes do mundo.

 


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.