Curso mostra importância histórica de Madonna para LGBT e mulheres

Ministradas pelo filósofo Ali Prando, aulas começam nesta terça-feira 11

Publicado em 09/08/2020
Curso aborda importância de Madonna para mulheres e gays
Cantora revolucionou a cultura global e moldou nosso zeitgeist cultural

Mulher mais influente da música pop de todos os tempos, Madonna é tema de curso, que começa nesta terça-feira 11.

Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook

"Madonna Explícita - Estudos de gênero, sexualidade e feminismo" será ministrado pelo filósofo e pesquisador Ali Prando, do site de cultura pop Disco Punisher.

Dividido em quatro aulas, às terças e quintas, o curso tem como temas "O voyeurismo é pop", "Procura-se Butler desesperadamente", "O complexo de Medusa" e "Na cama com Che Guevara".

Inspirado pelo famoso "Madonna Studies", curso oferecido por universidades ao redor do mundo nos anos 1990, este projeto mergulha no extenso conglomerado estético de Madonna por meio de lentes fornecidas por Judith Butler, Gayle Rubin, Achille Mbembe e Michel Foucault, caminhando a pensar pós-feminismo, políticas de gênero e "(des)identidade" no mês em que a rainha do pop completa 62 anos.

"Ela revolucionou a cultura global de maneira tão profunda que talvez seja possível afirmar vivermos na era pós-Madonna, a artista que passou do vinil ao streaming sem perder sua influência e relevância", afirma Prando.

"Por meio de discos, turnês e performances avassaladoras, Madonna emancipou mulheres, criou diálogos dentro dos feminismos e posicionou-se na linha de frente dos direitos LGBT quando o 'pink money' não era pauta."

Pelo contrário, associar-se a gays nos anos 1980 e começo dos 1990 - auge da epidemia da aids - como a cantora fazia, só poderia fazê-la perder prestígio e dinheiro.

Madonna sobreviveu a quase todos os ícones da época - Michael Jackson, Prince, Whitney Houston, George Michael - e não há uma cantora pop surgida nos últimos 25 anos que não cite a artista como uma de suas referências ou mesmo a maior referência de sua carreira.

"Madonna moldou nosso zeitgeist cultural junto dos maiores produtores, designers, estilistas e fotógrafos, muitas vezes antes mesmo deles acessarem os circuitos mainstream de produção."

"Não à toa, seu trabalho e estratégias são estudados em cursos de arte, publicidade e comunicação ao redor do mundo, valorizando sua capacidade de criar colaborações com artistas das mais diversas áreas sem esquecer a sua própria assinatura."

O curso custa R$ 100, que pode ser parcelado e comprado pela plataforma Sympla clicando aqui.


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.