Com artistas LGBT indicados, Prêmio Dynamite está com votação aberta

Ao todo, são 380 indicados em 19 categorias; cerimônia de entrega será em outubro em São Paulo

Publicado em 03/09/2020
André Pomba e o Prêmio Dynamite de Música Independente
André Pomba (à eaq.) organiza premiação desde o início. Foto: Paulo Neobeck/Divulgação

Valorizar a cultura brasileira nunca foi tão necessário como no atual momento pelo que passamos - seja pela pandemia, seja por um governo federal que desqualifica a arte do País.

Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook

Mais antiga honraria da música alternativa brasileira, o Prêmio Dynamite de Música Independente está com votação aberta durante este mês. 

Ao todo, são quase 400 indicados de todos os 26 Estados brasileiros e Distrito Federal em 19 categorias.

Vários nomes LGBT foram lembrados, como na categoria melhor lançamento pop, na qual concorrem Jaloo (ft. pt.1), Potyguara Bardo (Simulacre), Silva (Brasileiro) e Urias (Urias), dentre outros.

Em melhor lançamento de mpb, Maria Beraldo (Cavala), Liniker e os Caramelows (Goela Abaixo) e Luiza Lian (Azul Moderno) disputam com a rainha Elza Soares (Planeta Fome).

Dentre os gêneros musicais, também serão premiados os lançamentos de rock, indie rock, punk/hard core, heavy metal, rap/hip hop/black music, eletrônico, reggae e instrumental.

O prêmio ainda escolhe os melhores selo, evento, revelação, casa de shows alternativos, revista/site, programa de TV, programa de rádio, produtora e personalidade.

Criado em 2002 pelo DJ, produtor e ativista André Pomba, o Prêmio Dynamite ajudou a fomentar a cena alternativa brasileira.

"Quando começamos, éramos a única premiação focada na música independente. O que mudou com o passar dos anos foi a exigência de lançamentos físicos (como CD, EP e demo) para a questão de trabalhos realizados, principalmente das plataformas de áudio e vídeo. Isso mostra que a despeito do mercado estar em retração, a cena continua pulsante e ainda tem muita coisa boa para ser mostrada", afirma Pomba.

Diretor de arte e cultura da Amigos da Arte, instituição que administra o Teatro Sérgio Cardoso, José Mauro Gnaspini complementa: "Reconhecemos no Prêmio Dynamite uma militância de décadas, especialmente no campo do rock pesado, e tendências que contam com um público amplo e de grande fidelidade." 

A entrega dos troféus será realizada no Teatro Sérgio Cardoso, na Bela Vista, região central de São Paulo, em 14 de outubro.

O evento contará com transmissão ao vivo pela plataforma #culturaemcasa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. Para votar, clique em http://dynamite.com.br/premio/.  


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.