Cinema Queer: curso abordará obras LGBT do Brasil e do mundo

Ministradas por Lufe Steffen e Bruno Carmelo, aulas serão realizadas no Instituto de Cinema

Publicado em 13/11/2019
Curso de Cinema Queer em São Paulo no Instituto de Cinema
Lázaro Ramos viveu o antológico Madame Satã no filme homônimo de 2002

Na próxima segunda-feira 18 começa, em São Paulo, o curso Cinema Queer - No Brasil e no Mundo.

Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook

As aulas, no Instituto de Cinema, em Pinheiros, na Zona Oeste, pretendem perpassar desde a primeiras obras que discutiam orientação sexual, no início do século passado, até produções contemporâneas.

O jornalista e cineasta Lufe Steffen será responsável pelas obras brasileiras. Ele abordará desde um único filme LGBT lançado na década de 1920, passará pelas chanchadas do anos 1940 e 1950 e o aumento do número de personagens homossexuais na década de 1980.

A boa produção de curtas-metragens que surgiu nos anos 1990 e seguida por pequenos clássicos da cinematografia arco-íris como Madame Satã (2002) e Hoje Eu Quero Voltar Sozinho (2014), além de documentários, como Dzi Croquettes (2009), são abordados.

O próprio Steffen é diretor de duas pérolas arco-íris lançadas esta década: A Volta da Pauliceia Desvairada (2012) e São Paulo em Hi-Fi (2016), o primeiro sobre a cena LGBT paulistana do começo desta década e o último trata dos primórdios da efervescência gay na capital paulista entre as décadas de 1950 e 1990.

O segmento internacional ficará a cargo de Bruno Carmelo, crítico do site AdoroCinema e membro da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine).

Carmelo tratará de obras lançadas no começo do século 20 e chegará à inserção de personagens LGBT em Hollywood nos anos 1950, que apareciam como vilões ou alívios cômicos.

O cinema underground de nomes como Andy Warhol e John Waters, o pós-movimento hippie e a relação das obras LGBT com a guerra, nos anos 1980 também são foco do curso, que chega até às grandes premiações internacionais que reverenciaram títulos recentes.

A carga horária do curso é de 24 horas, divididas em oito encontros às segundas e quartas de 19h às 22h. O custo é de R$ 700 que pode ser divivido em duas parcelas. Inscrições podem ser feitas pelo e-mail [email protected] e mais informações podem ser obtidas pelo site clicando aqui.


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.