Papa não falou a favor do casamento gay, esclarece Vaticano

Santa Sé afirma que declarações foram tidas de contexto

Publicado em 03/11/2020
Papa Francisco não falou a favor do casamento gay, esclarece Vaticano
Declaração de Francisco foi interpretada de forma errônea por parte da imprensa

As declarações do papa Francisco a respeito da união civil homossexual foram tiradas de contexto, segundo o Vaticano.

Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook

Na semana passada, a Secretaria de Estado da Santa Sé enviou "nota explicativa" aos seus embaixadores, que a encaminharam aos bispos.

O conteúdo da nota foi divulgado pelo biógrafo papal Austen Ivereigh e depois confirmado por fontes do Vaticano, segundo a Agência Brasil.

A nota afirma que duas falas separadas de Francisco em resposta a perguntas diferentes foram unidas em uma só.

No documentário Francesco, que estreou na Itália em 21 de outubro, o papa diz que homossexuais têm direito de estar em uma família e que é necessário legalizar as uniões civis entre gays e lésbicas.

O Vaticano anota que Francisco se referia ao direito dos homossexuais de serem aceitos pelas próprias famílias, como pais e irmãos. Muitos interpretaram a fala como se o papa tivesse dito que homossexuais podem formar uma família.

Sobre a união civil gay, nossa reportagem explicou a diferença, mas parte da imprensa entendeu de forma errônea a declaração acreditando que Francisco defendia o casamento.

A nota afirma que o documentário cortou trecho em que Francisco expressou oposição ao casamento homossexual e que ele deixava claro que se referia a leis de união civil, que vigoram em alguns países e que regulam benefícios, como direito a plano de saúde conjunto.

Uma frase em que Francisco disse que "era incongruente falar sobre casamento homossexual" foi cortada. "Está claro que o papa Francisco estava se referindo a certas disposições dos Estados e certamente não à doutrina da Igreja, que ele reafirmou várias vezes ao longo dos anos", disse a nota.


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.