Theatro Municipal retira bandeiras LGBT e revolta ativistas

Secretaria de Cultura defende ação do diretor do espaço

Publicado em 16/06/2023
Theatro Municipal de São Paulo retira as bandeiras LGBT
Tradicionalmente, teatro fica com a bandeira durante todo mês de junho. Foto: Guia Gay São Paulo

Causou revolta em ativistas e comunidade LGBT em geral a retirada de bandeiras arco-íris do Theatro Municipal, na quarta-feira 14.

Curta o Guia Gay no Instagram

Nos últimos já havia se estabelecido uma tradição do principal palco de espetáculos de São Paulo ficar ostentar as bandeiras até o fim de junho, o Mês do Orgulho LGBT.

Organização que tem contrato com a Fundação do Theatro Municipal para gerar o espaço, a Sostenidos discordou da iniciativa.

Em troca de e-mails revelada pela colunista Mônica Bergamo, da Folha de S.Paulo, a entidade alertou que não havia condições seguras para retirar as flâmulas por causa das chuvas.

Meia hora depois, o diretor geral da Fundação, Abraão Mafra, foi, junto com outros funcionários, retirar as bandeiras.

"A Sustenidos apoia a causa LGBTQIA+ em todos os projetos e equipamentos sob sua gestão, e vem buscando formas de aprimorar continuamente o tratamento do tema institucionalmente", informou a organização social.

Em nota, a Secretaria Municipal de Cultura diz que a remoção da bandeira "se deu pelo fato da rotatividade das atividades do espaço, sendo necessárias alterações constantes em sua fachada, propiciando assim o regular andamento das atividades".

"A remoção da bandeira que estava alocada nas estruturas Theatro Municipal foi feita após diversas celebrações em torno dos direitos da comunidade LGBTQIA+", prossegue a pasta.

 

Você já ouviu os lançamentos de artistas LGBT ou com foco na comunidade? Siga nossa playlist Rainbow Hits no Spotify que é atualizada constantemente com as melhores do ano do pop, eletrônico e MPB de várias partes do mundo.

 


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.