'Temos que combater o bullying e a homofobia', diz Tarcísio de Freitas

Governador de São Paulo comentou sobre ataque a escola estadual

Publicado em 24/10/2023
Tarcísio de Freitas fala sobre combate à homofobia
Foto: Sergio Barzaghi/Governo de SP

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), afirmou que é preciso que se combata o bullying e a homofobia nas escolas, mas que isso ainda não é uma realidade.

Curta o Guia Gay no Instagram

"A gente tem que combater o bullying, a gente tem que combater a homofobia, e depois de uma situação dessa você chega a conclusão de que ainda não somos capazes", afirmou em coletiva de imprensa, na segunda-feira 23.

A fala do governador se refere ao atentado na Escola Estadual Sapopemba, zona leste da capital paulista, realizado na manhã desta segunda por um aluno de 16 anos. Uma estudante de 17 anos foi morta e outras duas ficaram feridas.

À Folha de S.Paulo, o advogado do adolescente, Antonio Edio, disse que o estudante sofria homofobia dos alunos.

"Ele me narrou que, já não aguentando mais essa situação de homofobia que ele sofria na escola, resolveu pegar uma arma de fogo que estava na casa do pai dele, arma que pegou escondido, sem a ciência do pai, e veio para a casa da mãe, sem que a mãe tivesse conhecimento. Cedo foi para a escola e resolveu fazer isso", disse Edio.

A aluna morta, no entanto, não participava do assédio contra o rapaz. Ela estudava em outra sala de aula e foi morta por acaso. "Ela foi a primeira pessoa que passou na frente do atirador", disse Tarcísio.

O governador relatou que foi feito treinamento contra agressão na escola recentemente.

"Nós tivemos aí no último mês 15 atendimentos da psicóloga, a psicóloga atuando na escola, participando da atividade escolar, houve treinamento contra agressão ativa na comunidade escolar, ainda assim ainda não foi suficiente. Tá havendo um esforço muito grande pra evitar esse tipo de ação, um esforço da secretaria de segurança pública, junto com a secretaria da educação."

O governador afirmou que ampliará o número de psicólogos atuando no colégio e que as aulas estão suspensas por 10 dias.

Uma das vizinhas do adolescente contou que existem vídeos na internet que mostram o jovem sendo agredido por alunos por causa de sua orientação sexual.

Ele foi levado à delegacia e será encaminhado à Fundação Casa, espaço destinado a infratores menores de idade.

 

Você já ouviu os lançamentos de artistas LGBT ou com foco na comunidade? Siga nossa playlist Rainbow Hits no Spotify que é atualizada constantemente com as melhores do ano do pop, eletrônico e MPB de várias partes do mundo.

 

 


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.