STF: 4 votos para até 5 anos de prisão a quem discriminar LGBT

Julgamento foi interrompido e não tem dada para ser retomado

Publicado em 22/02/2019
stf homofobia transfobia julgamento
Até agora não houve nenhum voto contrário à criminalização. Foto: Carlos Moura/SCO/STF

O quarto dia de julgamento no STF da ações que tratam da criminalização do ódio contra LGBT foi positivo para a cidadania do segmento.

Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook

Ao fim dos trabalhos no tribunal na quinta 21 eram quatro votos de reconhecimento da omisão do Poder Legislativo em aprovar norma que protegesse LGBT e pela inclusão dessa comunidade na Lei do Racismo (lei nº 7.716/1989).

A Lei do Racismo prevê fechamento de locais nos quais funcionários pratiquem discriminação e prisão de até 5 anos para autores de atos e palavras de ódio.

Não houve nenhum voto contrário. Na lista dos ministros votantes estão Celso de Mello, Edson Fachin, Alexandre de Moraes e Luís Roberto Barroso.

Dentre os argumentos, destaca-se o do magistrado Alexandre de Moraes, que lembrou haver normas que protegem da discriminação mulheres, negros, crianças, idosos, dentre outros. Só LGBT não tiveram o mesmo tratamento.

“Passados 30 anos da Constituição Federal, todas as determinações constitucionais específicas para proteção de grupos considerados vulneráveis foram regulamentadas com a criação de tipos penais específicos. No entanto, apesar de dezenas de projetos de lei, só a discriminação homofóbica e transfóbica permanece sem nenhum tipo de aprovação. O único caso em que o próprio Congresso não seguiu o seu padrão.”

A preocupação do ativismo agora é saber quando o julgamento será retomado. Ao fim da seção, o presidente da corte, Dias Toffoli, informou que nos próximos dias de trabalho do plenário há outras pautas agendadas.

A data da continuidade será determinada após análise da agenda do tribunal.


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.