Só 3 países proíbem 'cura gay'. Brasil foi o primeiro e é o maior

Conquista mundial é pouco falada pelo ativismo. Veto às chamadas terapias de conversão existe desde 1999 no País

Publicado em 14/03/2021
cura gay lgbt brasil mundo estudo ilga
Dentre técnicas de 'conversão' estão sexo forçado, eletrochoque e medicamentos. Foto: Depositphotos

Algo dificilmente dito e celebrado por ativistas é confirmado em novo relatório mundial sobre as terapias de conversão de LGBT, também conhecidas como "cura gay": o Brasil foi o primeiro país do mundo a vetar essa prática e é ainda o maior e mais populoso dentre os apenas três que fizeram o mesmo. 

Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook

O mais amplo estudo sobre o tema foi feito pela principal entidade arco-íris do planeta, a Associação Internacional de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Trans e Intersexos (ILGA).

O pioneirismo brasileiro ocorreu em 1999 com resolução do Conselho Federal de Psicologia, que trata de orientação sexual.

Apenas em 2014, Equador conclui o processo equivalente. Malta, em 2016. 

Em 2019, o mesmo CFP vetou a conversão de identidade de gênero. Profissionais de psicologia que defendam ou apliquem essa prática podem até perder o diploma. 

As boas notícias acabam aí! O estudo afirma ser urgente que autoridades públicas reconheçam a extrema necessidade de o resto do mundo impedir as terapias de conversão. 

Entre a completa falta de veto e as normas exemplares, tal como a brasileira, o relatório "Colocando Limite ao Engano" (em livre tradução para o português) registra situações intermediárias. 

No Canadá, Espanha e Estados Unidos, há algumas regiões que impedem aqueles tratamentos. Enquanto isso, na Argentina, Uruguai, Fiji, Nauru e Samoa há condenação indireta. 

Além de fazer análise legislativa, a pesquisa mostra formas utilizadas para tentar mudar a orientação sexual e identidade de gênero de indivíduos. 

Há descrição de eletrochoque, hipnose, masturbação compulsória, sessões psicológicas, medicamentos, impedimento de ver o próprio corpo e relações sexuais forçadas. 


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.