Professor deixa cidade após ataques por pintura arco-íris em escada

Docente coordenou atividade com alunos de 13 e 14 anos. Autoridades locais fizeram fortes críticas

Publicado em 27/07/2021
Professor gay de Rio Negrinho denuncia ataques após alunos pintarem escada arco-íris
Professor afirmou que sugestão veio dos alunos, que teriam ficado tristes por trabalho ser desfeito

Um professor de Rio Negrinho (a 260 km de Florianópolis) deixou a cidade catarinene por medo de ataques. O motivo? Ele coordenou atividade em que os alunos pintaram escada nas cores do arco-íris LGBT.

Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook

A intervenção foi feita no último dia 15 na Escola Henrique Liebl como proposta de fim de semestre e foi retirada no mesmo dia após a repercussão.

O educador, que não teve nome divulgado, está há quatro meses no colégio e foi contratado como temporário.

Segundo o Diário Catarinense, ele sugeriu a três turmas do último ano do ensino fundamental que pensassem em um tema para ser abordado por meio da arte.

Um dos grupos escolheu falar sobre caminhos, outro sobre afeto e um terceiro, diversidade. Este último, pintou escadas e colocou palavras presentes na sigla LGBT.

'Eles (alunos) trouxeram o tema e a ideia, compraram os materiais, mediram cada degrau da escada e, no fim, a última palavra colada era eu sou humano", explicou o professor à reportagem.

Uma foto da ação percorreu grupos de mensagens e chegou ao Conselho de Pastores Evangélicos de Rio Negrinho.

Em gravação, um pastor chamou a atividade de "campanha de incentivo ao movimento LGBT" e  pediu que os pais não deixassem professores doutrinar os filhos "dentro da escola à sua ideologia".

Um outro pastor, Ismael Azevedo da Silva, foi à Câmara de Vereadores e sugeriu intervenção política na escola.

O vereador Ineir Miguel Mittmann (PSC), conhecido como Kbelo, atendeu o pedido e solicitou à escola dados como plano de aula e diário do professor sob justificativa de "forte preocupação" por um professor "impor o seu pensamento e sua prática de gênero diante de menores inocentes e indefesos".

A direção da escola pediu desculpas a quem tenha se sentido ofendido, esclareceu que nenhuma ideologia foi imposta aos alunos e que a atividade abordou a liberdade de escolha do ser humano.

Em meio a mensagens agressivas e turbulência local, o educador deixou a cidade e entrou com representação no Ministério Público (MPSC) na qual solicita a abertura de procedimento de investigação sobre possível violação de direito de minoria e crime de homofobia:

"Estou com medo pela minha integridade física e pelo meu emprego", relatou.

Ele reforça: "Em momento algum eu quis impor algo, muito pelo contrário, a ideia de abordar o tema surgiu dos próprios alunos. Eles usaram a escada, outra turma usou os corredores, para abordar 'caminhos' e uma delas fez a atividade na sala dos professores. Eram intervenções fundamentadas na proposta pedagógica do colégio."

"É uma turma que tem entre 13 e 14 anos e que viu todo o trabalho por eles preparado ser arrancado, censurado no mesmo dia em que foi feito. Eles estão arrasados."

Uma das advogadas que representa o professor, Jéssica Diane Bail, explicou que ela e a equipe juntaram provas das violações de cunho homofóbico que o educador vem sofrendo desde 15 de julho, principalmente por meio de comentários e vídeos.

 

Você já ouviu os lançamentos de artistas LGBT ou com foco na comunidade? Siga nossa playlist Rainbow Hits - 2021 no Spotify que é atualizada constantemente com as melhores do pop, eletrônico e MPB do ano.

 


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.