Por 5 votos a 3, Isa Penna escapa de punição na Alesp

Deputada do Psol, que é bissexual, poderia ter sido cassada

Publicado em 08/07/2020
Deputada bissexual por São Paulo, Isa Penna (Psol) é absolvida em denúncia na Alesp
Deputada leu, no plenário, poema chamado 'Sou Mulher, Sou Puta', em outubro passado

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) arquivou denúncia contra a deputada estadual Isa Penna (Psol).

Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook

Por 5 votos favoráveis e 3 contrários, os deputados que integram o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Alesp arquivaram a representação, na terça-feira 7, feita pelo deputado Douglas Garcia (PSL).

Mais
>>> Isa Penna recita poema sobre p*ta e pode ser cassada

Abertamente bissexual, Isa poderia ter sido penalizada com advertência ou até cassação do mandato.

O motivo foi um poema lido pela deputada em 2 de outubro de 2019 chamado Sou Mulher, Sou Puta, da escritora mineira Helena Ferreira.

O discurso naquele dia na tribuna da Alesp marcava posição de Isa contra projeto que previa critério biológico como o único para seleção de atletas em competições no Estado.

Ao Guia Gay São Paulo, a assessoria de comunicação da Alesp informou que além de Garcia, Gil Diniz e Valéria Bolsonaro, ambos também do PSL, representaram contra a deputada e, por se tratar do mesmo tema, tiveram seus processos anexados ao primeiro.

Líder do PTB na Assembleia, o deputado Campos Machado fez voto em separado e que foi seguido pela maioria do conselho.

No texto, o parlamentar pediu o arquivamento da denúncia sem a aplicação de penalidades por entender que a deputada, sem a intenção de ofender alguém, fez uso da liberdade de expressão.

"Não concordo com quase nada do que a deputada diz, mas não posso ser injusto. Por mais que ela possa ter exacerbado, ela apenas leu trechos de um livro que representa a visão da autora sobre o machismo", disse Machado.


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.