Policial gay perde porte de arma e atribui punição a homofobia

Henrique Harrison recebeu a punição um dia antes do casamento por atitude de dez meses atrás

Publicado em 10/02/2021
henrique harrison gay policial militar
Agente de segurança afirma que outros companheiros de trabalho não foram punidos pelo mesmo tipo de caso

Um policial militar do Distrito Federal teve a permissão de usar arma de fogo suspensa um dia antes de se casar.

Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook

Henrique Harrison recebeu a punição na terça-fera 9 por atitude de dez meses atrás. O armamento já foi devolvido para o Comando-Geral da PM.

Em abril de 2020, o soldado publicou vídeo em seu canal no YouTube comentando como ingressar nas carreiras de segurança e também como a homossexualidade é tratada em ambientes militares.

Segundo o site noticioso Metrópoles, na gravação, um objeto semelhante a uma pistola aparece sobre a bancada de um móvel dentro do quarto de Henrique.

A regra está expressa no Art. 3º da Portaria da sindicância instaurada para apurar a conduta de "portar arma de fogo institucional em atividade estranha ao serviço policial militar", informa a determinação assinada pelo 27º BPM. Quem assina o documento é o capitão Georgio Lemos Oliveira, encarregado pela apuração dos fatos.

"Postei um vídeo para incentivar pessoas a passarem pela jornada que passei. Nesse vídeo, viram que havia uma arma na bancada da minha casa e alegaram isso para fazer a acusação. Ninguém perguntou se era a minha arma ou um simulacro, por exemplo. Mas no caso da pessoa que me ameaçou, por exemplo, ela não perdeu o porte de arma. Policiais o tempo todo postam vídeos limpando a arma, manuseando-as em casa, e nenhum é punido. Por que apenas eu tenho de ser punido?”, disse à publicação.

Para o soldado, a sexualidade pode ter sido o motivador para a abertura do processo de sindicância interna, mesmo após ter sido apontado como policial destaque do batalhão em que está lotado.

"Eu sei que é uma perseguição por causa da minha orientação sexual, e eu recebo isso na véspera do meu casamento. Eu amo estar na Polícia Militar, posto fotos em todos os lugares mostrando como sou feliz na profissão que escolhi, mas realmente é muito difícil trabalhar num lugar em que muitas pessoas estejam tentando te colocar para correr. Eu não faço nada de errado nas minhas ocorrências, fui policial destaque no batalhão em que trabalho. Estão buscando qualquer coisa para me punir”, desabafa Harrison.

Gay assumido, o militar foi notificado sobre a decisão na véspera do casamento civil com o companheiro Jadson Lima.

Os dois estão juntos há cinco meses e a cerimônia foi realizada nesta quarta-feira 10 em Sobradinho (DF).


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.