Policiais civis são proibidos de discriminar LGBT em redes sociais

Norma inclui também mensagens trocadas no Whatsapp e Telegram

Publicado em 09/07/2020
policia civil são paulo
Descumprimento pode causar até expulsão da força de segurança 

Nova regra da Polícia Civil de São Paulo veda integrantes da corporação emitirem ou compartilharem nas redes sociais tolerância à discriminação ou ideais preconceituosos de qualquer tipo. A abrangência dos termos faz caber a vedação de desrespeito à cidadania LGBT.

Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook

A norma, que passou a valer na quarta 8 de julho, trata de disciplinar o uso da internet pelos policiais civis tanto nas contas institucionais quanto nas pessoais.

O texto também cita o compartilhamento de mensagens, o que inclui, por definição, Whatsapp e Telegram, por exemplo. Portanto, até algo escrito contra LGBT nesses aplicativos é motivo de causar punição, que pode ir de advertência à expulsão.

A portaria DGP 29 também proíbe integrantes da força de segurança de, se não tiverem autorização expressa, citar nome da Polícia Civil e usar símbolos oficiais da corporação nos seus perfis pessoais, que não poderão usar conta de e-mail do Estado. 

Também é impedido o compartilhamento ou apoio a fake news. 

Policiais civis que exerçam mandatos políticos, dentre outros caso especiais, não precisam seguir as normas.


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.