Polícia veta parada LGBT europeia em Belgrado

Argumento é que evento arco-íris gera possibilidade de confronto com grupos contrários

Publicado em 16/09/2022
Belgrado gay
Por várias vezes, serviços LGBT com a logomarca do evento e banners de divulgação foram vandalizados

A polícia proibiu a realização da marcha do orgulho LGBT marcada para o domingo 18 em Belgrado, na Sérvia. O evento integrava o EuroPride, festival europeu organizado a cada ano em uma cidade do continente. 

Curta o Guia Gay no Instagram

O argumento da polícia é evitar confrontos com grupos anti-gays e de extrema direita.

O organizador da caminhada arco-íris, Marko Mihailovic, afirma que a decisão não faz sentido e que se a proibição for de fato pela ameaça à segurança, os responsáveis por elas deveriam ser presos.

"É escandaloso que, depois de tantos anos de paradas, no ano em que o EuroPride acontece em Belgrado, a caminhada tenha sido banida. Isso no mesmo dia em que a primeira-ministra Ana Brnabi? abre conferência sobre direitos humanos dentro do Europride", disse.

No domingo 11, a cidade teve manifestação contra o EuroPride. Milhares de pessoas participaram. Houve desde grupos de extrema-direita e padres ortodoxos a gangues de motoqueiros. O grupo tinha marcado outra manifestação para o dia 17, mas o ato também foi proibido pelas autoridades locais.

Os ataques contra o festival ocorrem desde ano passado. Por várias vezes, serviços LGBT com a logomarca do evento e banners de divulgação foram vandalizados. 

Devido à repercussão internacional, a pressão sobre os governantes sérvios é grande. A quinta 15 terminou com a possibilidade de o governo federal intervir e garantir a realização da marcha. 


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.