Polícia de NY se desculpa por Stonewall 51 anos depois

Ações e leis eram discriminatórias e opressivas, afirmou chefe do departamento

Publicado em 25/03/2020
Polícia de Nova York se desculpa por Stonewall 51 anos depois
Revolta de Stonewall marcou a luta pelos direitos LGBT na era contemporânea

Foi contra as incessantes batidas policiais que a comunidade LGBT se uniu e por três dias atacou autoridades em frente ao bar Stonewall Inn, em Nova York, Estados Unidos.

Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook

O ato de 1969 ficou conhecido como a Revolta de Stonewall e tornou-se um marco na era contemporânea pelos direitos LGBT.

Após 51 anos, foi feito, enfim, pedido de desculpas à comunidade em nome do Departamento de Polícia de Nova York.

"As ações tomadas pelo Departamento de Polícia de Nova York estavam erradas - simples assim", declarou o encarregado do departamento, James P. O'Neill.

E continuou: "Acho que seria irresponsável passar pelo mês do orgulho LGBT e não falar dos eventos no Stonewall Inn em 1969. Eu sei o que aconteceu não deveria ter acontecido. As ações e as leis eram discriminatórias e opressivas e, por isso, peço desculpas".

O ato foi tão marcante que em 1970, para celebrar um ano da revolta, pessoas foram às ruas de Nova York e São Francisco, nos Estados Unidos, e iniciaram, assim, as primeiras paradas LGBT do mundo. 

Por causa desse confronto, ocorrido entre 28 e 30 de junho, o Dia do Orgulho LGBT é o 28 de junho e o mês é considerado o mês do orgulho LGBT.


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.