Pela primeira vez na história, África terá um prefeito gay assumido

Chris Pappas, de 30 anos, é sul-africano e não escondeu noivo na campanha

Publicado em 09/11/2021
chris pappas
'É quem eu sou. Eu não posso mudar isso e não quero', afirmou político

Ao vencer a eleição para a prefeitura de UMngeni, na África do Sul, no último dia 1º, Chris Pappas se tornou o primeiro homem abertamente gay a ser eleito para esse cargo no país e em todo o continente africano.

Curta o Guia Gay no Instagram

Aos 30 anos e nascido em Mooi River, pequena cidade no oeste do país, o político não escondeu o noivo em nenhum momento durante a campanha.

Em suas páginas oficiais, há fotos dele com o noivo, JP Prinsloo, ex-membro do conselho da região metropolitana de eThekwini (que inclui a terceira maior cidade sul-africana, Durban). O próprio Chris também pertenceu ao conselho entre 2016 e 2019.

“É quem eu sou. Eu não posso mudar isso e não quero", disse o prefeito, ao site Mamba Online, sobre não ter considerado a hipótese de manter segredo sobre sua orientação sexual.

Para ele, no final, os eleitores "querem saber como podem pagar suas contas e colocar pão na mesa".

Questionado sobre a importância de um político gay ser eleito na África do Sul, ele falou de igualdade. 

"Acho que o significado não é ser gay, mas saber que um homem gay tem o direito de se candidatar. Que ele pode concorrer sem a necessidade de justificar ou defender sua existência, mas sim seu plano e capacidade de realizar o trabalho em comparação com outros candidatos."

"Dito isso, ainda existem muitos desafios enfrentados pela comunidade LGBT+ na África do Sul e no continente e devemos trabalhar mais para realizar as palavras escritas na Constituição", acrescentou.

Em sua campanha, Pappas focou no combate à corrupção, melhora da prestação de serviços e impulsionamento do crescimento econômico do município.

 

Você já ouviu os lançamentos de artistas LGBT ou com foco na comunidade? Siga nossa playlist Rainbow Hits no Spotify que é atualizada constantemente com as melhores do ano do pop, eletrônico e MPB de várias partes do mundo.

 


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.