'País mais feliz do mundo' pode legalizar homossexualidade

Com isso, nação asiática deixará lista de mais de 70 lugares no mundo que penalizam legalmente gays

Publicado em 10/12/2020
butão país homossexualidade
 As duas casas legislativas do Butão aprovaram mudança por quase unanimidade. Foto: Depositphotos

Ainda que outros 21 países da Ásia (e mais de 70 no mundo) criminalizem a homossexualidade masculina, um deles deve deixar os gays, enfim, serem livres.

Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook

O Parlamento do Butão aprovou, na quinta-feira 10, projeto de lei que legaliza o sexo homossexual.

Até o momento, as seções 213 e 214 do código penal criminalizam o "sexo não natural", que é interpretado como homossexualidade.

A nação ficou conhecida como a mais feliz do mundo por causa de índice implementado chamado "Felicidade Interna Bruta" que visa valorizar a alegria dos habitantes em vez do dinheiro.

Segundo a agência Reuters, o parlamentar Ugyen Wangdi afirmou que 63 dos 69 membros de ambas casas legislativas do país votaram a favor de emenda para eliminar a proibição. Seis congressistas estavam ausentes.

"A homossexualidade não será considerada sexo não natural agora", disse Wangdi à publicação.

As mudanças ainda precisam da sanção do rei do Butão.

Diretor da entidade LGBT Rainbow Bhutan, Tashi Tsheten, comemorou. "Acho que o projeto de lei ter sido aprovado no Dia dos Direitos Humanos é um dia importante para todos no Butão."

O Butão é um pequeno país de maioria budista com cerca de 830 mil habitantes e rodeado pela Cordilheira do Himalaia, a mais alta do mundo, com montanhas com mais de 5 mil metros de altura.


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.