Na 1ª sessão, Thammy Miranda e Erika Hilton ouvem fala transfóbica

Sonaira Fernandes (Republicanos) atacou o que para ela é mudança nos conceitos de masculinidade e feminilidade

Publicado em 04/02/2021
thammy miranda erika hilton camara municipal de são paulo
Thammy Miranda e Erika Hilton nos seus primeiros dias no plenário da Câmara Municipal. Fotos: Afonso Braga

A primeira sessão de Thammy Miranda (PL) e Erika Hilton (Psol) como parlamentares, na terça 2, não foi marcada apenas por suas estreias. Pioneiras como pessoas trans na Câmara Municipal de São Paulo, tiveram de ouvir discurso transfóbico vindo da tribuna. 

Sonaira Fernandes (Republicanos), ex-funcionária do gabinete do atual deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), usou sua fala para atacar quem, na opinião dela, deseja mudar conceitos de masculinidade e feminilidade. 

 "A cada dia que passa, a agenda globalista quer desmoralizar a figura do homem. Essa agenda pretende feminilizar o homem e masculinizar as mulheres."

De acordo com a Folha de S. Paulo, Erika tentou falar na sequência, mas a presidente da sessão, a vereadora Rute Costa (PSDB), pediu para que a psolista se pronunciasse no dia seguinte. 

À publicação, a vereadora trans qualificou o discurso como preconceituoso.

"Achei que foi um ataque a nós, sim, pois éramos os corpos trans que estavam lá, mas mais que isso, a toda a comunidade LGBT. Achei a vereadora desequilibrada emocionalmente, não estava preparada, reproduziu a lógica bolsonarista."

No dia seguinte, a parlamentar se posicionou oficialmente. "Não é papel de um vereador usar a fé para pregar ódio e a intolerância", escreveu no Twitter ao divulgar seu primeiro discurso. 


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.