Luiz Mott critica lugar de fala: 'Oprimidos hoje são opressores'

Ativista arco-íris histórico e antropólogo diz não concordar com o que chamou de radicalismo de muitas lideranças sociais

Publicado em 20/02/2021
luiz mott
Para Mott, lugar de fala pertence a todas pessoas humanistas, não só a grupos sociais

O ativista LGBT em atuação há mais tempo no Brasil, o antropológo Luiz Mott, mostrou muitos senões aos rumos que o ativismo identitário tem tomado nos últimos tempos. 

Curta o Guia Gay no Instagram

Em artigo no jornal A Tarde, o fundador do Grupo Gay da Bahia, em 1980, atacou posturas que, no entender dele, têm ficado cada vez mais radicais e contraditórias. Houve até comparação da luta identitária com a Santa Inquisição. 

"Lastimavelmente, temos presenciado posicionamentos cada vez mais radicais de certas lideranças das minorias sociais. Pior ainda: oprimidos de ontem transformaram-se hoje em opressores."

Para embasar sua visão, ele cita falas de ativistas e valores que têm se fixado nos movimentos identitários. 

"Defendem o Black Power, a supremacia do matriarcado, carregam faixas declarando que 'miscigenação é genocídio'."

E continua com BBB21: "Negra recusando a um negro sentar-se na mesma mesa, negro bissexual propondo a exclusão de todos os brancos da casa, preta desqualificando a vagina desbotada da colega loira. Mondo cane".

O estudioso ainda se opõe a conceitos caros aos movimentos sociais. 

"Lugar de fala pertence a todos humanistas que defendem igualdades de direitos, não apenas à voz das minorias. Apropriação cultural não é apenas a "rapina" dos descendentes de colonizadores, mas a toda troca de elementos culturais, seja dos turbantes árabes por negras e brancas, seja do bordado richilieu e das contas de Murano pelo povo da Axé."

E termina: "1821-2021: dois séculos de extinção da Inquisição". 


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.